Oftalmologista Allan Barbosa recebe a comenda Dr. Ib Gatto Falcão

por Comunicação/ALE publicado 21/08/2023 12h55, última modificação 21/08/2023 13h14

Com o plenário bastante cheio, a Assembleia Legislativa de Alagoas realizou nesta segunda-feira, 21, uma sessão solene, de autoria da deputada Rose Davino (PP), para entrega da comenda Dr. Ib Gatto Falcão ao médico oftalmologista Allan Teixeira Barbosa, pelos relevantes serviços prestados à população de Maceió no exercido da medicina. O homenageado foi a primeira personalidade a receber esta comenda, criada no último mês de maio, cuja finalidade é condecorar os profissionais da medicina que se destacam no âmbito da prática médica e do ensino médico. A solenidade teve início com a composição da mesa de honra e com a execução do hino nacional pelo saxofonista da Polícia Militar de Alagoas, soldado Gouveia.

A deputada destacou que Allan Teixeira Barbosa não apenas fundou o Instituto de Olhos de Maceió, mas também vislumbrou além das paredes da clínica. Com o AMAM, o projeto ambulatorial móvel, ele levou a excelência em atendimento oftalmológico para lugares distantes, beneficiando comunidades e demonstrando seu compromisso genuíno com a saúde de todos os alagoanos. "Mas sua contribuição vai ultrapassa as fronteiras de nosso Estado. Membro titular do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, da Academia Alagoana de Medicina e da Sociedade Brasileira e Alagoana de Oftalmologia, Dr. Allan é uma voz respeitada e influente nos panoramas nacional e internacional. Sua trajetória é um exemplo vívido do compromisso autêntico com a saúde ocular e com a comunidade alagoana", afirmou.

Rose Davino disse que sua especialização em glaucoma e os esforços incansáveis para tratar e educar sobre esta condição gerou vidas transformadas. Ainda segundo a deputada, muitos alagoanos com glaucoma encontraram em Allan Barbosa um médico, um mentor e, sobretudo, um aliado. "É essencial, ao celebrarmos o legado deste grande oftalmologista, compreendermos que cada título, cada reconhecimento e cada iniciativa refletem a dedicação de uma vida ao serviço do próximo. Dr. Allan Teixeira Barbosa é mais do que um médico dedicado, é um guardião da visão de incontáveis alagoanos", concluiu a deputada.

Bastante emocionado, o homenageado disse que recebe a comenda com bastante orgulho. Na ocasião, ele também agradeceu a deputada Rose Davino e a Assembleia Legislativa pela honraria. “Isso tudo me enaltece muito e me engrandece por ser o primeiro e receber a comenda que leva o nome deste importante ícone da medicina alagoana. Sempre disse aos meus filhos que quando a gente faz a coisa com carinho e pensando no bem da população, principalmente dos mais carentes, temos a certeza de que os reconhecimentos aparecerão, e hoje chegou este dia. Muito obrigado a todos”, finalizou. Allan Teixeira Barbosa nasceu na capital alagoana e formou-se pela Escola de Ciências Médicas de Alagoas. É membro titular do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, membro da Academia Alagoana de Medicina, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa, membro da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, entre outros.

O deputado Bruno Toledo (MDB) destacou a importância da sessão que homenageou Allan Teixeira e da criação da comenda pela Assembleia Legislativa. “Sem dúvidas é o encontro de dois grandes alagoanos: Dr. Ib, médico, escritor e um intelectual alagoano que muito nos orgulha e Dr. Allan, homem bastante competente na medicina e com um enorme viés social, participando sempre das grandes causas da sociedade alagoana”. Já a deputada Fátima Canuto (MDB) ratificou que “Dr. Ib Gatto tem uma importância enorme na medicina de nosso Estado. Sinto-me honrada em participar deste momento”.

Ib Gatto Falcão

Um dos mais ilustres nomes da história de Alagoas, Ib Gatto Falcão nasceu em Maceió, em 20 de março de 1914. Diplomado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Bahia, foi professor-fundador da Faculdade de Medicina de Alagoas, em 1950, e pautou sua vida pelo exercício da Medicina e dedicação à Academia. Médico, intelectual, escritor e professor, Ib Gatto era multifacetado e, por isso mesmo, uma referência em diversas áreas da produção intelectual. Médico vocacionado, escritor, administrador, político, poeta, intelectual, enfim, um dos nomes mais importantes da história contemporânea do nosso Estado, além de um dos sócio-fundadores da Academia Alagoana de Medicina, entidade na qual ocupou a cadeira número 01, além de ter sido presidente de honra vitalício.

"Dr. Ib Gato é uma dessas estrelas brilhantes em nosso firmamento. Ele se destaca não apenas por sua contribuição para a medicina, mas por sua paixão por Alagoas e seu povo. Embora hoje nos concentremos em sua figura, é vital lembrar que ele é apenas um dos muitos filhos ilustres do Estado. Que este ato de reconhecimento não seja único. Peço a todos vocês, líderes, acadêmicos e cidadãos de Alagoas, que continuemos a tradição de honrar aqueles que fizeram e fazem contribuições significativas para nossa terra", disse a deputada Rose Davino

Em vídeo, o advogado e ex-procurador da Assembleia Legislativa, Diógenes Tenório, destacou que a instituição da comenda Ib Gatto Falcao pela Assembleia Legislativa e pela deputada Rose Davino é um justo reconhecimento do Parlamento para alguém que como poucos, tanto fez por nosso Estado no século XX. "Ib Gatto Falcao fo,i sem dúvida, o nome mais importante da medicina em Alagoas, seja por sua atividade de médico cirurgião, seja como fundador e professor do curso de Medicina da Escola de Ciências Médicas, seja como secretário de Saúde e diretor de diversos serviços médicos. Ninguém construiu mais por Alagoas do que Ib Gatto Falcao", declarou Diógenes Tenório.

Também por vídeo, o neto de Ib Gatto Falcão, Carlos Ib Falcão Breda, lembrou que seu avô, logo cedo, demonstrou interesse pelos estudos e principalmente pela leitura. "Ele gostava de se acompanhar sempre dos mais velhos, seja em casa com a família, seja na escola com os professores. Foi cursar medicina na Bahia com apenas 15 anos de idade. Iniciou sua vida profissional ao voltar formado para Maceió, deixando sua marca em diversas instituições por onde passou. Gostaria de agradecer, em nome de toda a família, a criação dessa comenda pela deputada Rose Davino, e a Assembleia Legislativa de Alagoas por essa honrosa homenagem, na certeza de que ele será sempre lembrado todas as vezes que um profissional da medicina for agradecido por essa Casa. Muito obrigado a todos".

Participaram ainda da sessão o deputado Doutor Wanderley (MDB); o conselheiro do Tribunal de Contas de Alagoas, Fernando Toledo; o vereador por Maceió, Davi Davino; o provedor da Santa Casa de Maceió, Humberto Gomes de Melo; o presidente da Academia Alagoana de Medicina, Antônio de Pádua; médicos, funcionários do Instituto de Olhos de Maceió e familiares de Allan Teixeira Barbosa e de Ib Gatto Falcão.