Comissão da Mulher convoca audiência pública para debater projeto sobre parto cesárea

por Comunicação/ALE publicado 05/05/2021 13h18, última modificação 05/05/2021 13h18

A Comissão de Criança e Adolescente, Família e Direitos da Mulher da Assembleia legislativa realiza na próxima segunda-feira, 10, às 14 horas, no Plenário Rubens Canuto, uma audiência pública para debater o parto cesárea. A audiência foi provocada em razão do projeto de lei ordinária nº 156/2019, de autoria do deputado Galba Novaes (MDB), que garante à gestante a possibilidade de optar pela cesariana a partir da trigésima nona semana de gestação, bem como a analgesia, mesmo quando escolhido o parto normal. A proposição tramita na comissão e aguarda um parecer técnico para ir ao plenário.

Foram convidados o secretário estadual de Saúde, Alexandre Ayres; a presidente da Associação Para Mulheres (AME), Júlia Nunes; a vice-presidente da Associação das Doulas do Estado de Alagoas (Adoal), Bruna Sales; a supervisora-geral da Maternidade Santa Mônica, Elizangela Sanches; e o representante do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), Rodrigo Duarte.

A comissão é formada pelas deputadas Fátima Canuto (PRTB) - presidente, Ângela Garrote (PP) - vice-presidente, Jó Pereira (MDB), Cibele Moura (PSDB) e Flávia Cavalcante (PRTB).