Comissão de Agricultura busca informações sobre ações do Governo

por Comunicação/ALE publicado 10/10/2019 14h50, última modificação 10/10/2019 15h20

A Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Yvan Beltrão (PSD), recebeu na manhã desta quinta-feira, 10, o secretário de Agricultura do Estado, Sílvio Bulhões e os presidentes do Iteral, Jaime Silva, da Emater, Elizeu Rêgo e do Ideral, Helenildo Ribeiro, para realizarem um alinhamento dos projeto e programas que hoje tramitam nas respectivas pastas. A comissão entende que o Estado precisa manter o Parlamento atualizado sobre o andamento das ações, a fim de que a Casa participe, efetivamente, da construção das políticas públicas de desenvolvimento dos setores agrícola e pecuarista.

Dentre os diversos temas abordados no encontro, recebeu destaque os planos executivos do Governo para os módulos irrigados do Canal do Sertão. Os parlamentares apontaram como principais empecilhos para o bom andamento das atividades do setor a falta de assistência técnica, extensão rural e pesquisa na agricultura. Os representantes do Estado informaram que os custos de implantação dos perímetros não se restringem à infraestrutura hidráulica nas chamadas ‘manchas produtivas’, mas abrangem a construção de adutoras, disposição de rede elétrica, pressurização, entre outros. Como proposição para aprofundamento do tema, será agendada uma reunião com o Comitê Gestor do Canal, na própria Assembleia.

Além do Programa do Leite, da questão dos abatedouros, do Programa de Produção de Grãos e sementes crioulas e do Programa de Aquisição de Alimentos, os deputados também mostraram preocupação com a destinação orçamentária para os projetos, haja vista que o Estado perdeu dinheiro ao deixar de executar alguns programas. Segundo a Comissão, é preciso assegurar verbas para a agricultura, de modo que não pereçam os agricultores, os pequenos municípios e a economia alagoana como um todo. A Comissão de Agricultura decidiu ainda que solicitará ao Executivo um relatório periódico das ações no segmento.

Participaram do encontro a vice-presidente da comissão, deputada Ângela Garrote (PP), além dos deputados Gilvan Barros Filho (PSD) e Inácio Loiola (PDT) e as deputadas Fátima Canuto (PRTB) e Jó Pereira (MDB).