Comissão Especial ouve reivindicações de moradores de bairros atingidos pela mineração de sal-gema

por Comunicação/ALE publicado 22/06/2021 13h59, última modificação 22/06/2021 13h59

A Comissão Especial para tratar da situação dos bairros atingidos pela mineração de sal-gema, presidida pelo deputado Cabo Bebeto (PTC), esteve reunida nesta terça-feira, 22, com representantes do Movimento Unificado das Vítimas da Braskem, da Associação dos Empreendedores do Bairro do Pinheiro e do SOS Pinheiro, além de representantes da mineradora. Na pauta, a situação dos moradores e comerciantes da região. A reunião contou ainda com a presença dos deputados Dudu Ronalsa (PSDB), Jó Pereira (MDB) e Silvio Camelo (PV). 

Cabo Bebeto explicou que a reunião aconteceu devido as reclamações dos moradores com relação às divergências e atrasos nas negociações dos imóveis. “Nós questionamos a Braskem sobre o andamento das negociações. Hoje os moradores e comerciantes trouxeram outros pontos que serão abordados numa reunião à tarde. Depois desse encontro vamos elaborar um documento, junto com o Ministério Público Federal, com recomendação e sugestões para que as negociações comecem a avançar com mais celeridade”, destacou 

Alexandre Sampaio, representante dos moradores, explicou que o documento contém propostas que visam amenizar a angústia e o sofrimento pelo qual que vem passando as pessoas atingidas pelo desastre. “Um evento que destruiu sonhos e alegrias antes existentes”, destacou. Dentre as reivindicações constantes do documento estão a questão do valor da avaliação do imóvel; o ressarcimento de dano moral e de despesas cartoriais; a indenização trabalhista para os trabalhadores despedidos dos imóveis comerciais; despesa com mudança e maquinários, entre outras.