Cunha sugere que Assembleia faça intermediação entre os servidores da Educação e o Executivo

por Comunicação/ALE publicado 25/08/2015 19h40, última modificação 25/08/2015 20h33

Em pronunciamento durante a sessão desta terça-feira, 25, o deputado Rodrigo Cunha sugeriu que a Assembleia Legislativa faça a intermediação nas negociações entre os servidores da Educação e o Poder Executivo, com o objetivo de buscar um entendimento e a possibilidade de se conceder um aumento maior do que os 7% propostos para os professores da rede pública estadual.

Cunha defendeu que a Assembleia abra uma mesa de negociação. “Educação é prioridade. Conversei com alguns representantes da categoria e a impressão que eles têm é de que a Assembleia não pode fazer nada; sabemos que isso não é verdade”, disse. O deputado reconheceu as dificuldades financeiras enfrentadas pelo País, os estados e os municípios, porém, defendeu uma saída para priorizar os professores. “Quando se trata de educação é necessário um esforço maior, a fim de priorizar essa categoria. Tudo é uma questão de foco”, destacou Rodrigo Cunha.

Em aparte, a deputada Jó Pereira (DEM) disse que a Educação deve ser prioridade e que a Assembleia não pode se eximir de discutir a proposta encaminhada pelo Executivo. “Defendo a valorização profissional da categoria para termos uma Educação de qualidade. Precisamos de uma discussão técnica e responsável, com dados e estudos levando em conta o impacto na folha com o pessoal da ativa e também com os aposentados e pensionistas”, afirmou.

Também em aparte, o líder do governo na Casa, deputado Ronaldo Medeiros (PT), disse que o governador Renan Filho herdou os piores indicadores, não só na Educação, mas em todas as áreas. “Estive com o governador e sei que ele desejaria dar um aumento maior, mas esbarra nos números. Vários estados do País, inclusive com orçamentos maiores que o nosso, estão dividindo salários dos servidores. O Governo não pode assumir valores maiores com a Lei de Responsabilidade Fiscal já estourada”, afirmou.

Campanha contra a corrupção
Ainda em seu discurso, Rodrigo Cunha defendeu que a Assembleia Legislativa participe da campanha lançada pelos ministérios públicos brasileiros, que tem como tema ‘Corrupção Não’. “A Casa não pode se afastar de ações como esta, fundamental para o combate à corrupção”. A deputada Jó Pereira também defendeu a entrada da Assembleia na campanha. “O combate à corrupção não é apenas uma causa pública, mas de todos. Coloco-me à disposição do Ministério Público para conseguir as assinaturas necessárias para o sucesso da campanha", disse. A campanha arrecada assinaturas para que a sociedade possa apoiar e defender as medidas, conclamando o Congresso para a promoção de alterações estruturais e sistêmicas necessárias para prevenir e reprimir a corrupção de modo adequado.

Jefferson
Jefferson disse:
27/08/2015 22h42
Otima atitude, todos os professores e funcionários da área educacional precisa de representantes, pois existe verba especifica da educação (FUNDEB).
Comentários foram desativados.