Davi Davino alerta para a Semana Estadual de Combate ao Glaucoma

por Comunicação/ALE publicado 19/05/2020 17h43, última modificação 19/05/2020 17h43

A Semana Estadual de Combate ao Glaucoma no Estado de Alagoas foi instituída pela Lei nº 7.787 de 22 de janeiro de 2016. De autoria do deputado Davi Davino Filho - PP, a relevante Lei estabelece que anualmente a semana compreendida entre os dias 19 a 25 de maio seja dedicada a mobilização da população com diversas ações para lembrar da importância de ir regularmente ao oftalmologista e submeter-se às avaliações da pressão intraocular e do nervo óptico. A aplicação da Lei e a consequente disseminação de informações já contribuiu, ao longo desses 4 anos, para a prevenção da doença de parcela significativa dos alagoanos.

O deputado Davi Davino Filho destacou que “desde muito jovem me preocupei com a condição da pessoa portadora de deficiência visual, participando, inclusive, como voluntário de diversas ações preventivas contra as doenças que levam a diminuição da visão ou a perda total deste sentido. O glaucoma é a segunda causa de cegueira no mundo, ficando atrás apenas da catarata. Se considerarmos que uma vez feito o procedimento cirúrgico de catarata o paciente recupera a visão, o mesmo não acontece com o glaucoma, razão pela qual há necessidade de todos terem acesso à informação sobre prevenção e locais para diagnóstico e tratamento, que permitam o controle contra os danos irreversíveis dessa doença”.

O Glaucoma se caracteriza pelo aumento da pressão intraocular, levando a uma neuropatia ótica, que é a degeneração do nervo ótico, evoluindo para a perda progressiva da visão se não for feito nenhum controle. Estima-se que mais de 65 milhões de pessoas no mundo são afetadas por essa doença; no Brasil, mais de 1 milhão de pessoas e em Alagoas, mais de 25 mil. Uma pesquisa divulgada pela Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) aponta que 80% das pessoas que têm glaucoma só buscaram o oftalmologista depois de perceber alterações como perda de visão, olhos vermelhos, desconforto e embaçamento. No entanto, ao ser descoberta, pode ser controlada com medicamentos, que impedem sua progressão e o comprometimento da visão. Alguns casos são passíveis de cirurgia a laser ou implante de drenagem no olho. A visão perdida, entretanto, não pode ser restabelecida. Vale lembrar que o Glaucoma pode ser evitado com uma simples visita ao oftalmologista e realização de exames preventivos.

Cumprindo a determinação da Lei de Combate ao Glaucoma, nos anos de 2018 e 2019, com apoio da Assembleia Legislativa Estadual, foram realizadas ações no calçadão do Comércio, com aferição da pressão intraocular, distribuição de panfletos informativos e encaminhamento para atendimento médico. Na situação atual de pandemia, infelizmente, não será possível a realização das ações nas ruas, entretanto, o alerta para os cuidados da população na proteção da sua visão deve ser realizado.

Por assessoria