Davi Davino exalta as manifestações culturais juninas destacando o Coco de Roda

por Comunicação/ALE publicado 13/06/2019 17h33, última modificação 13/06/2019 17h33

O deputado Davi Davino Filho (PP) usou a tribuna da Casa nesta quinta-feira, 13, para exaltar os festejos juninos e as tradições culturais nordestina, entre elas o Coco de Roda de Alagoas. O deputado citou ainda as quadrilhas juninas, o forró pé-de-serra, o xote e o baião, que foi muitas vezes foram tocados e cantados por Luiz Gonzaga.

O deputado citou vários grupos de Coco de Roda, como por exemplo o Grupo Embalada, da cidade de Rio Largo; o Xique Xique Júnior, de pequenas crianças do Jacintinho e o Grupo Pisa Miudinho, do Centro de Maceió. “Grupos constituídos de pessoas dedicadas que buscam completar sua vida, escrevendo belas páginas de suas histórias, com momentos de amizade, solidariedade, aprendizado e alegria de dançar", afirmou Davino.

Ainda durante o seu pronunciamento, o deputado leu um texto extraído do site da secretaria estadual de Cultura, que fala sobre os folguedos e as danças de Alagoas, destacando o Coco de Roda para demonstrar os efeitos positivos do fortalecimento de tradições no Estado. "Eles estão espalhados por diversos bairros de nossa capital dando a muitos a oportunidade de brilhar, brincar e festejar. A alegria vai desde os ensaios até as apresentações em rodas de amigos, nos quintais de casas, terrenos e espaços públicos de suas comunidades”, afirmou.

O deputado afirmou que toda essa cultura espalha alegria, oferta a oportunidade de geração de renda e fortalece a convivência e a confraternização comunitária. “Quero de imediato chamar a atenção de todos para os efeitos sociais tão benéficos de um período rico de nossas tradições”, destacou.

Por fim, o deputado disse que é preciso ter uma atenção especial a esse período por parte dos governantes. “Período que aumenta as oportunidades de geração de renda para profissionais e amadores nas áreas da música, do artesanato, das confecções, dos fogos de artifício, da culinária, dos serviços e do turismo. Aquece o comércio, pequenas indústrias, agricultura e a cadeia de serviços em todo o Nordeste”, concluiu.