Davi Maia cobra ações do Governo para minimizar efeitos das manchas de petróleo nas praias

por Comunicação/ALE publicado 10/10/2019 19h05, última modificação 10/10/2019 19h19

Em pronunciamento realizado nesta quinta-feira, 10, no plenário da Assembleia Legislativa, o deputado Davi Maia (DEM) cobrou ações mais efetivas do Governo do Estado para minimizar os efeitos das manchas de petróleo que vêm se alastrando nas praias de todo o Nordeste brasileiro. Diante dos danos ambientais e problemas socioeconômicos causados pelo óleo que atinge o litoral alagoano, Maia apresentou uma indicação solicitando ao Executivo que decrete situação de emergência ambiental, com o objetivo de que o Estado possa adotar todas as medidas cabíveis para minorar os gravíssimos danos ambientais decorrentes do derramamento de óleo na costa nordestina e que atinge vários municípios alagoanos.

Segundo o parlamentar, só a partir da decretação de emergência Estado e municípios poderão realizar contratações excepcionais para o trabalho de limpeza das praias comprometidas. “Por mais que os municípios se mobilizem, não vão dar conta da demanda de material que foi visto na costa do nosso Estado. Nós precisamos de máquinas e pessoas para ajudar nessa limpeza”, justificou Davi Maia, informando que na condição de presidente da Comissão de Meio Ambiente da Casa, visitou na manhã de hoje a praia de Pontal do Coruripe, no município de Coruripe, litoral Sul de Alagoas e pode constatar os danos que o petróleo causou no local.

“Temos informações de Piaçabuçu, Maragogi e aqui em Maceió, na praia de Garça Torta”, contou. “O que nos deixa mais impressionados é a letargia do poder público, do Governo do Estado, em tomar posições”, criticou Maia, acrescentando que para minimizar os efeitos dos danos provocados pelo óleo, o Governo de Sergipe decretou situação de emergência no Estado.

Em aparte, o deputado Inácio Loiola (PDT) se solidarizou ao pronunciamento do colega e disse que é preciso, urgentemente, descobrir quem cometeu esse crime ambiental. “É um crime sem precedentes”, disse Loiola. Quanto ao fato do Governo estadual ainda não ter se manifestado sobre o fato, o pedetista avalia que essa é uma competência do Governo federal. “O Ibama deveria aparecer nesse momento e se manifestar. Mas gostaria de colocar que o Estado não esteve presente, mas essa Casa sim, com V. Exa. como presidente da Comissão de Meio Ambiente”, completou.

O deputado Davi Davino (PP) parabenizou Davi Maia pelo pronunciamento e se colocou à disposição para colaborar no que for preciso. Ele observou que estamos na época de desova das tartarugas marinhas e que a qualquer momento os ovos desses animais irão eclodir e o óleo poderá matar centenas de filhotes.

Na opinião do deputado Antonio Albuquerque (PRTB), esse derramamento de petróleo no litoral nordestino deve ser resultado de algum acidente que pode ter ocorrido tanto em águas brasileiras como internacionais. Ele observou ainda que não viu nenhum organismo internacional se manifestar sobre o problema que já afeta a economia pesqueira e o turismo.

A deputada Jó Pereira (MDB) disse que mais uma vez a sociedade brasileira se encontra diante de um desastre ambiental, que como consequência afeta os setores social e econômico do Nordeste, principalmente quando Alagoas entra nesse período de alta temporada. Ela mostrou preocupação ainda com o Rio São Francisco, que já foi afetado com as manchas de óleo.