Davi Maia cobra instalação de CPI para investigar gastos do Governo no combate à pandemia

por Comunicação/ALE publicado 10/08/2021 11h18, última modificação 10/08/2021 11h18

Em pronunciamento durante a sessão ordinária desta terça-feira, 10, o deputado Davi Maia (DEM) pediu apoio aos pares para instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, com o objetivo de investigar os gastos e ações do Governo de Alagoas no combate à pandemia. Ele também voltou a solicitar a convocação do secretário Executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Eduardo Gabas, para que venha ao Parlamento alagoano dar explicações sobre as compras frustradas de respiradores, das quais o Estado ainda precisa ser ressarcido em cerca de R$ 5 milhões, e das vacinas russas Sputnik V.

O parlamentar também criticou o governador Renan Filho por ter anunciado a compra de uma vacina que não existia. “O que mais fizeram foi demonstrar uma preocupação com a população, ao tentar comprar essa vacina, e, mais uma vez, sem sucesso. Seriam 37 milhões de doses através de um consórcio que sumiu com o dinheiro de Alagoas e até agora não foi devolvido”, criticou o parlamentar.

“Eles queriam comprar vacina na marra, que nem aprovada pela Agência Nacional de Vigilância (Anvisa) tinha sido. Foram até o Supremo (Tribunal Federal) obrigar que a Anvisa autorizasse. Chegaram mais de dois milhões de doses de vacinas enviadas pelo Governo Federal e nenhuma comprada pelo governador Renan Filho”, lembrou Davi Maia, dizendo que o Governo de Alagoas não comprou respiradores, vacinas, nem medicamentos. “Gostaria de solicitar aos membros desta Casa que repetíssemos o que fez a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte ao instalar, na segunda-feira passada, uma CPI para investigar o Consórcio Nordeste e os gastos do Estado no combate à Covid”, disse

Contraponto
Em aparte, o líder do Governo na Casa, deputado Silvio Camelo (PV), rechaçou qualquer irregularidade do Executivo no combate à pandemia, destacando as ações positivas realizadas pelo Governo. “Alagoas, graças a Deus, foi o Estado que teve o menor número de mortes por 100 mil habitantes, que mais implantou leitos, proporcionalmente, à disposição da sociedade, e que mais inaugurou hospitais em plena pandemia”, rebateu Camelo, acrescentando que o secretário de Saúde, Alexandre Ayres, foi o que mais compareceu ao Parlamento para dar explicações e informações necessárias sobre as indagações feitas pelos parlamentares. “As informações estão aí, e acredito que o Governo do Estado, através do Portal da Transparência, tem colocado à disposição dos senhores. Basta um pouquinho de boa vontade para encontrar todas elas”, disse.