Davi Maia critica homenagem feita pela SEMUDH ao senador Renan Calheiros

por Comunicação/ALE publicado 15/12/2021 14h27, última modificação 15/12/2021 14h27

Em pronunciamento durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 15, o deputado Davi Maia criticou a homenagem feita pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos, ao senador Renan Calheiros (MDB). O parlamentar foi agraciado com o Prêmio Guerreiro dos Direitos Humanos, por sua atuação no Congresso Nacional como relator da CPI da Pandemia. Maia questionou qual teria sido a ajuda do senador aos direitos humanos e o que Renan Calheiros teria feito para merecer a comenda. “Gastaram uma fortuna num evento promovido pela Secretaria dos Direitos Humanos do Estado, onde estiveram presentes algumas autoridades para aplaudir o senador. Este senhor envergonha o Estado por onde passa”, criticou o parlamentar, se dizendo indignado com a homenagem.

Em apartes, os deputados Ronaldo Medeiros (MDB) e Francisco Tenório (PMN) se posicionaram sobre o assunto. Medeiros defendeu a entrega do prêmio, dizendo que a Secretaria de Direitos Humanos agraciou várias pessoas que se destacaram durante o ano e que o senador Renan Calheiros foi uma delas por todo o trabalho realizado em prol do Estado. “E pelo trabalho que fez recentemente na defesa da vida, na CPI da Covid, em Brasília. A CPI que acabou mostrando ao Brasil os bastidores do atual governo Federal na compra de vacinas, nos obstáculos que colocava para algumas empresas e facilidades para outras”, destacou Medeiros, defendendo ainda a atuação da secretária de Direitos Humanos, Maria José da Silva, à frente da pasta.

A opinião de Medeiros foi seguida pelo deputado Francisco Tenório, que ressaltou a trajetória política do senador Renan Calheiros, dizendo que o mesmo representa o Estado no Senado Federal e que Alagoas tem várias coisas feitas com o aval do senador. Sobretudo nesse momento político e financeiro pelo qual passa o Estado. “Renan Calheiros como senador encampou a luta da dívida pública dos estados, facilitando a organização financeira de alguns entes federativos, entre eles Alagoas”, lembrou o parlamentar, acrescentando que Renan Calheiros mandou emendas para vários setores do Estado, como a saúde. Como relator da CPI da Covid, sacrificou-se em defesa do povo brasileiro. “O senador realmente merece o reconhecimento de direitos humanos do Estado de Alagoas e do Brasil. O prêmio foi bem merecido”, completou Tenório.