Davi Maia denuncia desabastecimento d'água em Mata Grande

por Comunicação/ALE publicado 14/10/2021 11h20, última modificação 14/10/2021 11h20

Durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 14, o deputado Davi Maia (DEM) apresentou denúncias de má gestão da Casal (Companhia de Saneamento de Alagoas) no fornecimento de água para o município sertanejo de Mata Grande. Para comprovar seu posicionamento, o parlamentar tomou como exemplo a postagem feita pelo vereador do município, Rodolfo Izidoro (PTB), em rede social, informando o dia em que a água fornecida pela Casal iria chegar nas casas das pessoas. “Entrei em contato com o vereador, e o que ficou claro foi a triste realidade do povo sertanejo e a função social da Casal, que é zero”, disse Maia, rebatendo a narrativa de que a Casal seja uma empresa de cunho social, que beneficia as pessoas de baixa renda.

Na postagem do vereador Rodolfo Izidoro, prosseguiu Davi Maia, consta que cada bairro da cidade de Mata Grande terá fornecimento de água por apenas três dias durante o mês. “Apenas três dias para encher a caixa d’água. Vale lembrar que Mata Grande está inserida num microclima, dentro de um aquífero nacional. Inclusive, do lado de Pernambuco, os municípios circunvizinhos viraram o maior centro produtor de melancia irrigada do mundo. Enquanto isso, o matagrandense está passando sede”, destacou o parlamentar. “Não podemos esquecer do Canal do Sertão, que está a poucos quilômetros dali. Ao invés de fazer a distribuição (da água), o governador condena a população de Mata Grande a morrer de sede”, criticou Maia.

Energia
Em aparte, o deputado Ronaldo Medeiros (MDB) esclareceu que o problema da falta de água na cidade em questão é devido a problemas de fornecimento de energia elétrica por parte da Equatorial. “A Casal tem um papel importantíssimo. Pode, como qualquer empresa, cometer algum equívoco, mas em Mata Grande, por exemplo, a água não está chegando devido a um problema com a energia da Equatorial, que foi resolvido ontem à tarde. A empresa está normalizando o serviço”, assegurou Medeiros.