Davi Maia lembra passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente e destaca importância do saneamento básico

por Comunicação/ALE publicado 04/06/2020 12h56, última modificação 04/06/2020 12h56

O Dia do Meio Ambiente, que será comemorado amanhã, foi lembrado pelo deputado Davi Maia (DEM) durante a plenária desta quinta-feira, 4. Na fala, o parlamentar observou que esta 19ª Legislatura tem sido marcada pela aprovação de importantes matérias em defesa do ambiente em Alagoas. Como exemplo, ele citou a Lei do ICMS Verde, aprovada em dezembro do ano passado, que destina 3% da arrecadação de impostos para políticas públicas voltadas à área. "A lei é muito importante, pois engloba área de proteção, destina recursos para os municípios que fazem a coleta seletiva de resíduos sólidos e para os que possuem plano de saneamento básico", lembrou Maia.

O parlamentar destacou ainda a importância do saneamento básico neste momento de pandemia do coronavírus (Covid-19), onde uma das recomendações prioritárias da Organização Mundial de Saúde (OMS) é o cuidado com a higiene pessoal, especialmente com a lavagem correta e constante das mãos. "Vocês sabiam que uma em cada três pessoas do mundo não tem acesso a água limpa? No Brasil, 34 milhões de pessoas não têm acesso a rede de abastecimento de água; em Alagoas, 20% da população não tem água encanada na sua porta", informou Davi Maia, acrescentando que a garantia de fornecimento de água de qualidade e acesso a condição de saneamento básico adequado são fatores essenciais de segurança e de proteção à saúde da população.

Privatização da Casal
Na sequência, Davi Maia comemorou o lançamento do edital para o leilão de concessão dos serviços de água e esgoto de Maceió. "Gostaria que fosse o Estado todo. Pelo menos a Região Metropolitana vai receber investimentos de mais de R$ 2,6 bilhões e, se Deus quiser, em setembro estaremos finalizando essa concessão", declarou, informando que está acompanhando a situação do marco do saneamento básico, que tramita no Congresso Nacional.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Victor, fez questão de registrar que esse avanço na área do saneamento básico da Região Metropolitana de Maceió se deu com a participação imprescindível da Casa, "capitaneado pelo deputado Davi Maia, idealizador do projeto de lei, que se debruçou sobre o tema e fez isso acontecer".