Davino Filho afirma que falta de investimento em saneamento afeta qualidade da Saúde Pública

por Comunicação/ALE publicado 29/05/2019 19h04, última modificação 29/05/2019 19h04

Em pronunciamento durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 29, o deputado Davi Davino Filho (PP) destacou a importância de maiores investimentos em saneamento básico visando a melhoria da qualidade da saúde pública. “Este é um investimento que apesar de ter sido tão esquecido pelos poderes públicos nos últimos anos, faz toda diferença na prevenção de diversas doenças”, observou Davino.

De acordo com o parlamentar, com base em informações da Organização Mundial da Saúde, cada real investido em saneamento economiza R$ 9,00 em saúde. “Nove reais! Quantas vidas afetadas ou perdidas, principalmente de nossas crianças. Quantos sofrimentos evitáveis por uma simples e estratégica definição de governo. Até quando vamos esperar por essa prioridade no Brasil?”, questiona Davi Davino, ressaltando que, apesar desses números, o Brasil permanece sem priorizar essa infraestrutura básica e que Alagoas é um dos Estados com a menor cobertura de esgotamento sanitário do País. “Em nossas praias, as línguas sujas são quase um grito de socorro do meio ambiente”, disse.

De acordo com dados colhidos pelo parlamentar, através da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), em Maceió o sistema coletor de esgotos sanitários atinge cerca de 300.000 habitantes, o que corresponde a menos de 30% da população. Davi Davino lembra que, desde o início da atual gestão, em 2015, o governo do Estado vem anunciando dois importantes investimentos na área da saúde e do saneamento: o programa de ampliação da rede coletora de esgotos de Maceió.

Na Saúde, prossegue Davino, o governo tem utilizado recursos públicos, a maior parte de origem do Fundo Estadual de Combate à Pobreza, na construção de cinco novos hospitais, sendo dois em Maceió e três no interior. “São mais de R$ 300 milhões de recursos do Fecoep, segundo informações do governo, que estão sendo investidos nos hospitais”, contou Davino.

Em aparte os deputados Inácio Loiola (PDT), Davi Maia (DEM) e Bruno Toledo (PROS) também se posicionaram sobre o tema. Maia lembrou que a Medida Provisória que tramita no Congresso Nacional e que trata do saneamento está para caducar. O deputado também considerou mentirosa a informação da Casal dando conta que Maceió tem 35% de cobertura de saneamento.

Inácio Loiola declarou existir um descaso por parte da atual gestão da prefeitura de Maceió no que diz respeito as ações de saneamento e limpeza urbana. “O maior exemplo de descaso são as praças D. Pedro II e Sinimbú, aqui no Centro da cidade. Se não cuida de coisas elementares como essas duas praças, não dá para acreditar que irá administrar bem a Saúde, a Educação ou a Infraestrutura”, observou Loiola. Já Bruno Toledo disse que a falta de medidas preventivas para a saúde pública está atrelado ao descaso com o saneamento básico.

Glaucoma
Durante o pronunciamento Davi Davino chamou a atenção para campanha “Alagoas contra o Glaucoma” que está sendo realizada desde ontem e faz parte das comemorações da Semana Estadual de Combate ao Glaucoma, que foi instituída a partir de lei de sua autoria aprovada pelo parlamento em 2015. O evento, que é de iniciativa de Davino, é gratuito e disponibiliza exames oftalmológicos, a exemplo da verificação da pressão ocular, e panfletagem com orientações sobre como identificar a doença que atinge o nervo óptico e é a principal causadora de cegueira irreversível no mundo.