Davino lamenta devolução de recurso federais que seriam destinados a programas voltados ao esporte

por Comunicação/ALE publicado 13/08/2019 21h05, última modificação 13/08/2019 23h14

O deputado Davi Davino Filho (PP) usou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 13, para lamentar que o fato do Governo do Estado devolver mais de R$ 2,5 milhões ao Poder Executivo Federal, recursos destinados a programas voltado ao esporte. O deputado disse que, segundo matéria publicada no site gazetaweb.com, o dinheiro era gerido pela Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude e que os dados foram coletados no Portal da Transparência do Governo de Alagoas. Na ocasião, Davi Davino defendeu que a Assembleia Legislativa convide a secretária de Esporte, Lazer e Juventude, Cláudia Petuba, para prestar esclarecimento sobre o assunto.

“Devolver qualquer recurso federal em um Estado tão pobre como o nosso é um fato muito grave. Mais grave ainda quando se trata de projetos como o Brincando com o Esporte, desenvolvido para atender as crianças e adolescentes. A secretária está ciente da importância deste programa e, certamente, ela deve reconhecer a importância do Programa Segundo Tempo, que também teve recursos devolvidos”, disse Davi Davino Filho.

O deputado afirmou que as perdas não se limitam ao futuro das crianças e jovens. No caso do Brincando com o Esporte, a própria secretaria de Esporte chegou a anunciar a seleção de 135 profissionais que seriam contratados para atuar no projeto. “Ao devolver o dinheiro para o Governo Federal, a secretaria de Esporte deixou de contribuir também na geração de renda pra profissionais da área, e na circulação de recursos no comercio local, em um Estado com tantas dificuldades nesse sentido”, afirmou.

Durante seu pronunciamento, o deputado disse que os indicadores sociais econômicos de Alagoas estão entre os piores do país e sem escola, sem emprego e sem esporte, milhares de jovens alagoanos terminam sendo levados para o caminho da desesperança, da violência e das drogas.

Davi Davino disse que é possível caminhar com esperança, trilhar o caminho da escola, da formação profissional, da cultura e do esporte. “Esse sempre será o caminho estratégico no combate à violência, pois transforma realmente a vida de cada cidadão. Por isso busco sempre promover eventos esportivos e culturais em Alagoas, através de parcerias junto à comunidade, e nesta Casa, na elaboração de leis que facilite e proporcione condições aos poderes executivos ampliarem suas atuações em apoio aos jovens”, destacou.

O pronunciamento contou com os apartes dos deputados Yvan Beltrão (PSD), Léo Loureiro (PP), Francisco Tenório (PMN), Marcelo Beltrão (MDB), Cibele Moura (PSDB), Cabo Bebeto (PSL) e do líder do Governo, Sílvio Camelo (PV) que apresentou dados relativos a investimentos no esporte e disse que a orientação do Governo Renan Filho (MDB) é de que qualquer dúvidas do Poder Legislativo em relação ao Estado deve ser esclarecido. Camelo sugeriu a construção de um cronograma de visitas de secretários ao Poder Legislativo para prestar esclarecimentos.

error while rendering plone.comments