Delegado Leonam repercute iminente afundamento do solo na região do Mutange

por Comunicação/ALE publicado 29/11/2023 19h26, última modificação 29/11/2023 19h26

Durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 29, o deputado Delegado Leonam repercutiu o que chamou de "mais um capítulo" da Braskem em Maceió: os novos abalos sísmicos e o iminente afundamento da Lagoa Mundaú, na região do Mutange. "Nesta terça-feira, a Defesa Civil Municipal emitiu uma nota falando sobre o possível colapso na região do Mutange, próximo ao antigo campo do CSA", informou o parlamentar sobre o caso da mina que, em razão dos sismos que se intensificaram na região, pode vir a colapsar.

"Esta mina possui 270 metros de profundidade, o que equivale a 5 mil m³. Além da própria mina que pode ruir, nós temos o consequente efeito cascata", disse Delegado Leonam. "A Prefeitura de Maceió já está tomando as providências e criou um gabinete de crise", prosseguiu o deputado. Ele ainda leu em plenário a nota da Defesa Civil, informando que os últimos sismos ocorridos se intensificaram, havendo um agravamento do quadro na região já desocupada, próximo ao campo do CSA.

"Estudos mostram que há iminente colapso em uma das minas monitoradas. Por preocupação e cuidado com as pessoas, reforçamos mais uma vez a recomendação de que embarcações e a população evitem transitar, até nova atualização do órgão".