Cabo Bebeto parabeniza o Ministério da Saúde pela incorporação do medicamento Zolgensma ao SUS

por Comunicação/ALE publicado 06/12/2022 14h23, última modificação 06/12/2022 14h23

O deputado Cabo Bebeto (PL) parabenizou nesta terça-feira, 6, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, por incorporar ao SUS (Sistema Único de Saúde) o medicamento Zolgensma, considerado o mais caro do mundo e usado para tratar crianças de até 6 meses diagnosticadas com AME (atrofia muscular espinhal) do tipo 1. “Uma medicação caríssima e que, a partir de agora, as pessoas terão acesso via SUS”. A AME é uma doença rara e degenerativa, que interfere na capacidade do corpo de produzir um tipo de proteína essencial para a sobrevivência dos neurônios motores.

Ainda em seu pronunciamento, o deputado lamentou que a Secretaria de Estado da Saúde não venha cumprindo uma decisão judicial para realização de uma cirurgia cardíaca em José Cícero, de 57 anos, que está internado em estado gravíssimo no Hospital de Coruripe, correndo risco de morte. “A decisão judicial determinou ao secretário Gustavo Pontes de Miranda que, no prazo de 6 horas, promovesse a transferência do paciente do Hospital Geral de Estado para um hospital de referência, onde a cirurgia deverá ser realizada imediatamente”, destacou Bebeto.

Ainda segundo o parlamentar, conforme os relatórios médicos, José Cícero, que reside em Maribondo, foi diagnosticado com hematoma intramural da aorta ascendente e precisa passar por cirurgia endovascular com endoprótese, com urgência, na cidade de Maceió. “É apenas mais um relato de descaso na Saúde em Alagoas”, concluiu.