Deputadas protocolam indicação para que pacientes oncológicos entrem como grupo prioritário de vacinação

por Comunicação/ALE publicado 04/02/2021 12h39, última modificação 04/02/2021 12h39

As deputadas Fátima Canuto, Ângela Garrote e Flávia Cavalcante protocolaram uma indicação na Assembleia Legislativa, direcionada ao governador Renan Filho e ao secretário Alexandre Ayres, para que os pacientes oncológicos das redes pública e privada de Saúde entrem como público prioritário na nova fase de vacinação contra a covid-19.

Segundo a solicitação das parlamentares, os pacientes com câncer foram classificados como grupo de risco para complicações da Covid, conforme demonstrado em diversos trabalhos científicos. Por este motivo, a vacinação representa importante impacto no paciente oncológico, visto que muitos tornam-se mais suscetíveis a infecções, devido ao estudo de imunossupressão facilitado pela neoplasia e pelos tratamentos impostos.

De acordo com a deputada Fátima Canuto, a saúde é a principal bandeira por ela defendida, principalmente neste momento de pandemia. “É preciso que olhemos para os pacientes oncológicos com muito cuidado. Sabemos que todos merecem ser vacinados, mas eles correm sérios riscos. E quem faz quimioterapia fica com a imunidade comprometida”, finalizou.

Com informações da assessoria