Cabo Bebeto faz críticas à segurança pública do Estado

por Comunicação/ALE publicado 13/12/2019 14h40, última modificação 13/12/2019 15h07

O deputado Cabo Bebeto usou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta sexta-feira, 13, para criticar a segurança pública do Estado. De delegacias com portas cerradas a estruturas que não oferecem condições mínimas de funcionamento, tudo foi alvo de denúncias recebidas pelo parlamentar, advindas de vários municípios alagoanos.

Em Maribondo, por exemplo, o CISP (Centro Integrado de Segurança Pública), que recebeu investimento na ordem de 1,8 milhão, foi construído com paredes de madeira prensada e divisórias de papelão, alerta o Cabo Babeto, informando que o equipamento está pronto há quase um ano, mas permanece fechado. “Vemos que está sendo prática recorrente a construção e a reforma de prédios sem qualquer planejamento para que funcione”.

O parlamentar também denunciou o descaso com os dias e horários de funcionamento de várias delegacias, o que tem levado a população a registrar os boletins de ocorrência em cidades vizinhas. “Em Tanque D’arca, a polícia somente aparece em rondas diárias e a delegacia não funciona há um bom tempo. Quem precisa registrar um B.O somente o faz na cidade de Taquarana, a 40 Km de distância, e apenas às terças, quartas e quintas-feiras”, falou.

Ainda de acordo com o deputado, mais de 15.000 inquéritos estão represados por falta de delegados e policiais civis para dar andamento. Os péssimos números têm efeito devastador nas pessoas, que perdem o interesse em registrar as ocorrências. “Isso também desmotiva os policiais, principalmente os militares, que fazem o policiamento ostensivo”.