Deputados debatem situação de hospitais e do setor da Saúde

por Comunicação/ALE publicado 14/03/2023 17h40, última modificação 14/03/2023 17h48

O debate sobre o setor da Saúde em Alagoas foi destaque durante a sessão desta terça-feira, 14. A situação de dificuldade financeira de diversos hospitais pelo Estado rendeu discussões. O deputado Cabo Bebeto foi o primeiro a se pronunciar, alertando que além de reclamações com atrasos em atendimentos cirúrgicos ou questões de medicação, agora há reclamações referentes a salários atrasados ou não pagamentos de insumos.

"Sem salários e sem insumos, o Hospital Regional de Arapiraca ameaça fechar", acusa o deputado, afirmando que pacientes gestantes estão sendo afetadas. Casos simples estariam sendo enviados para UPAs; os graves, para Maceió ou para o Hospital Chama. "É complicado receber apelo não só dos que lutam para sobreviver, mas também dos que trabalham e imploram para receber seus salários", completou o deputado.

Em aparte, o deputado Fernando Pereira (PP) confirmou que também recebeu os mesmos relatos via whatsapp, ligações ou visitas em seu gabinete. Pereira informou que no dia 6 de março Penedo encerrou unidades de UTI e que o Consórcio Intermunicipal do Sul de Alagoas estaria com 7 meses em atraso. O deputado Delegado Leonam (União Brasil) reforçou a informação sobre o fechamento do setor de Oncologia no Chama de Arapiraca e também das Santas Casas de Penedo e de Maceió.

Contraponto
Em oposição aos primeiros pronunciamentos, o deputado Lelo Maia (União Brasil) informou que em reunião com o Ministério Público(MP) ficou comprovado que o Governo do Estado está cumprindo com seus pagamentos, mas a demanda mudou no pós-pandemia. "Temos mais acidentes de trânsito, casos de câncer demoraram a ser diagnosticados e há um esforço maior para que se atenda a demanda, que vem enfrentando dificuldades até na rede privada", declarou Maia, reforçando ter provas dos pagamentos.

O deputado Ronaldo Medeiros (PT) relatou que na reunião no MP estavam presente os Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social, e que foi comprovado que o Estado de Alagoas está realizando os pagamentos. O parlamentar ponderou ainda que existem atrasos no repasse feito pelos SUS. Alguns gestores de unidade hospitalares de Alagoas não estão cumprindo prazos e não estão apresentando os documentos necessários para realização de pagamentos. "Instituições precisam ter postura correta e não falar meias verdades", disse Medeiros.

Ex-secretário de Saúde durante o período da pandemia, o deputado Alexandre Ayres também falou sobre o tema. Ele lembrou que fazer gestão de saúde pública no Brasil é muito difícil e cobrou maior participação dos municípios. "Após décadas sem novos hospitais, no Governo Renan Filho inauguramos seis novas unidades. Nós precisamos cobrar das prefeituras melhor atenção à saúde básica", afirmou Ayres.