Parlamentares são diplomados em cerimônia no Tribunal de Justiça

por Comunicação/ALE publicado 16/12/2022 13h30, última modificação 16/12/2022 13h42

Os 27 deputados estaduais eleitos no último pleito foram diplomados nesta sexta-feira, 16, em sessão solene do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas, realizada na sede do Tribunal de Justiça do Estado. A diplomação é o último ato da Justiça Eleitoral no processo que atesta quem são, efetivamente, os eleitos e os suplentes, com a entrega ou a disponibilização do diploma devidamente assinado. Isso habilita os candidatos eleitos a assumirem e exercerem os respectivos mandatos.

A cerimônia de diplomação foi comandada pelo presidente do TRE/AL, desembargador Otávio Leão Praxedes, e contou com os chefes dos três Poderes: do Poder Executivo, Paulo Dantas (MDB), que também foi diplomado; do Poder Judiciário, desembargador Klever Loureiro; e do Legislativo, representado pelo seu presidente, deputado Marcelo Victor - também diplomado. Além dos deputados estaduais, foram diplomados os nove deputados federais, um senador com seus respectivos suplentes; além do vice-governador, Ronaldo Lessa.

Em nome dos parlamentares eleitos para a Assembleia Legislativa de Alagoas e como o mais votado no último pleito, o deputado Alexandre Ayres usou a tribuna para, em nome de todos os eleitos, agradecer a família, ao povo alagoano e para ressaltar a importância do voto e da democracia. “É um honra representar os deputados nessa missão. Nunca imaginei sonhar tão alto, mas graças a Deus estamos aqui, para representar o povo de Alagoas. É um momento de grande emoção e de muita responsabilidade, sobretudo para mim, que nunca tinha sido candidato a nada”, afirmou.

Ainda em seu discurso, o deputado ressaltou a importância e o respeito às Constituições Federal e Estadual, bem como ao estado democrático de direito, independente de partidos políticos ou ideologia partidária. “Como agentes do Legislativo, cumpriremos nossa missão em paridade com os Poderes Executivo e Judiciário, e sem extremismo. Nossa missão é parceira e construtiva, para seguirmos com o Estado cada vez mais justo. Nosso compromisso é com a cidadania acima dos partidos", disse.

Usaram ainda da palavra o desembargador Otávio Leão Praxedes, o deputado federal Arthur Lira, o senador Renan Filho e o governador Paulo Dantas. Todos defenderam a união dos eleitos em prol do Estado, da democracia e da população alagoana. A cerimônia contou ainda com a apresentação do Coral do Tribunal de Justiça, regido pelo maestro Rodrigo Andrade Teixeira.

Foram diplomados como deputada(o) estadual:
Alexandre Ayres (MDB): 61.142 votos
Mesaque Padilha (União Brasil): 29.102 votos
Marcos Barbosa (Avante): 20.761 votos
Silvio Camelo (PV): 19.714 votos

Foram diplomados como deputado federal:
Arthur Lira (PP) - 219.452 votos
Alfredo Gaspar (UNIÃO) - 102.039 votos
Luciano Amaral (PV) - 101.508 votos
Marx Beltrão (PP) - 88.512 votos
Isnaldo Bulhões Jr (MDB) - 83.965 votos
Paulão (PT) - 65.814 votos