Deputados solicitam regularização do pagamento de transportadores escolares

por Comunicação/ALE publicado 14/03/2019 18h20, última modificação 14/03/2019 19h11

Os deputados Francisco Tenório (PMN), Inácio Loiola (PDT) e Davi Maia (DEM), solicitaram, nesta quinta-feira, 14, que a Assembleia Legislativa convide o vice-governador e atual secretário estadual de Educação, Luciano Barbosa, para explicar a situação dos transportadores escolares no Estado. O pedido se deu durante o pronunciamento do deputado Francisco Tenório, que relatou, na tribuna da Casa, o atraso, desde dezembro do ano passado, no pagamento desses profissionais.

Tenório disse que, passados quatro anos de Governo, a Secretaria de Educação não conseguiu fazer uma licitação para contratar uma empresa de transporte escolar. Segundo ele, até o dia de hoje, o serviço tem sido feito por vias emergenciais, que não são recomendadas pela Procuradoria do Estado. “O Estado paga mal e, neste sentido, os proprietários dos ônibus não têm condições de adquirir um veículo digno para transportar os estudantes. Os ônibus estão em péssimas condições e podem colocar em risco a vida dos alunos” explicou.

Os transportadores escolares procuraram o parlamentar, informando a intenção de paralisar os serviços. “Na ocasião, fiz um apelo para que não fizessem isso, pois os maiores prejudicados seriam os alunos. Os transportadores acataram meu apelo e não vão parar, mas é preciso que o secretário entenda a importância de agilizar o pagamento, evitando a paralisação dos serviços a partir da próxima segunda-feira”, concluiu.

Em aparte, os deputados Davi Maia, Inácio Loiola, Marcelo Beltrão (MDB) e Ângela Garrote (PP) se solidarizaram com o pronunciamento de Francisco Tenório.