Desportistas são condecorados com a comenda Mario Jorge Lobo Zagallo

por Comunicação/ALE publicado 25/03/2024 16h28, última modificação 25/03/2024 16h28

Os desportistas Fabrízio Borsato e Semeão Rufino do Nascimento foram agraciados, na tarde desta segunda-feira, 25, com a comenda de Mérito Esportivo Mario Jorge Lobo Zagallo, por seus relevantes serviços prestados no meio esportivo do Estado de Alagoas. A proposição da comenda foi do deputado Silvio Camelo (PV), com a sessão sendo requerida pelo deputado Lelo Maia (União Brasil).

Maia considerou a sessão como um momento ímpar. "Fabrízio é um amigo, um triatleta, que trouxe essa modalidade para Alagoas e todo seu desenvolvimento esportivo", disse o parlamentar sobre Borsato. "Quanto ao professor Semeão, eu tenho uma história pessoal com ele, já nas piscinas do colégio Marista e todo mundo que fala de natação em Alagoas tem que lembrar do professor Semeão", completou o parlamentar. "É um momento muito importante de reconhecimento da Assembleia com essas figuras que contribuíram e ainda contribuem para o esporte de Alagoas", completou.

Semeão Rufino
"Semeão é uma referência que ensinou gerações a nadar. Estou entre essas pessoas", falou o deputado, brincando sobre as broncas que levava do professor por pular sem autorização na piscina. "Semeão formou pessoas e cidadãos por meio de princípios básicos de respeito, hierarquia, disciplina, responsabilidade, fomentando a natação", disse ele sobre a homenagem merecida.

Condecorado, o professor iniciou seu pronuciamento ressaltando que, durante os 50 anos de natação, não recebeu muitas homenagens. "Para mim foi uma surpresa, porque você vive o tempo todo em função de dar o melhor para que crianças, jovens, adultos e adolescentes possam aprender a nadar", disse ele, desejando que a natação esteja sempre presente na grade curricular. "É muito importante para mim ter tido a oportunidade que eu tive de aprender a nadar, de poder disputar as competições e depois transmitir conhecimentos", prosseguiu ele.

Semeão Rufino, desde 1977, atua na área de natação, com larga experiência como técnico de equipes competitivas, assim como em adaptação ao meio líquido, iniciação, aperfeiçoamento e treinamento. Como técnico atuou na seleção alagoana estudantil e no Clube Fênix Alagoana, conquistando vários títulos em campeonatos Norte/Nordeste e nacionais. Foi presidente da Federação Aquática do Estado de Alagoas e durante 40 anos funcionário do Colégio Marista de Maceió, exercendo as funções de professor, técnico de natação e também coordenador de esportes.

Fabrízio Borsato
Lelo Maia também demonstrou laços pessoais com o triatleta homenageado do dia. "Convivo diariamente, há mais de 10 anos, com Fabrízio Borsato. Ele é o nosso verdadeiro Ironman", disse o parlamentar sobre o profissional que trouxe o triatletismo para o Estado.

Sentindo-se grato, o triatleta disse ser "uma honra, como educador físico, dividir essa homenagem com o professor Semeão". "Sinto-me realizado como profissional, como pessoa, como treinador e como atleta. A única coisa que eu fiz em todos esses anos, desde que eu comecei a praticar, em 1995, foi fazer o que eu amo, trazendo mais adeptos ao esporte. Também lutei para que a marca Ironman estivesse, por vários anos, presente em nosso Estado", disse Borsato sobre o evento que trouxe para Maceió.

Fabrízio Borsato, pós-graduado em Treinamento Aplicado para a Saúde e Performance, é triatleta desde 1995, participante do primeiro triatlon em Alagoas e um dos responsáveis por trazer o Ironman 70.3 para Maceió. Borsato é responsável pelo treinamento de alguns dos melhores triatletas do Estado, sendo proprietário da Fabrizio Borsato Assessoria Esportiva desde 2011, com mais de 100 atletas treinando atualmente no Brasil e mais 30 em outros países.