Doutor Wanderley destaca avanços do Hospital do Coração em seus três anos de atividades

por Comunicação/ALE publicado 02/09/2025 19h27, última modificação 02/09/2025 19h27

Os três anos de atividades do Hospital do Coração Adib Jatene foram destaque no pronunciamento do deputado Doutor Wanderley (MDB), durante a sessão plenária desta terça-feira, 02. O parlamentar comemorou a realização de 42 transplantes desde a fundação da unidade, anunciou sua ampliação — já contemplada com recursos autorizados pelo Governo no Orçamento do Estado — e destacou a parceria firmada com o Instituto do Coração (Incor), de São Paulo, cujo termo de cooperação foi assinado pelo governador Paulo Dantas.

“É impressionante. Hoje, o Hospital do Coração já conta com mais de 1.500 cirurgias realizadas, mais de 20 mil atendimentos clínicos, 50 mil exames e, o que mais nos orgulha, são os 42 transplantes já feitos: sete de coração, 30 de rins e cinco hepáticos”, relatou Wanderley. O parlamentar informou ainda que, há três dias, o último transplante foi realizado por uma jovem equipe do HC, que buscou o coração em Sergipe, diante da ausência de doadores em Alagoas. “Com o suporte do governador de Alagoas, que disponibilizou helicópteros, o órgão foi transportado e implantado no peito de um jovem de 21 anos”, comemorou.

De acordo com Doutor Wanderley, o HC Adib Jatene conta com 47 leitos, sendo 29 de enfermaria, 10 de recuperação, quatro de preparo e intervenção no centro de imagens e 14 destinados às internações de rotina. “Apesar da estrutura enxuta, garante conforto e segurança aos pacientes recebidos”, afirmou. Ele lembrou ainda que a unidade passou por uma recente ampliação, com a instalação da unidade de cirurgia cardíaca e cardiologia pediátrica em junho, criando quatro novos leitos de UTI pediátrica — já habilitados pelo Ministério da Saúde — e seis leitos de enfermaria. “Esse projeto recebeu um investimento de cerca de R$ 2,3 milhões em recursos próprios do Governo, com previsão de realizar 240 procedimentos anuais para atender a clientela pediátrica alagoana”, ressaltou o deputado. Em dois meses de funcionamento, a ala pediátrica já realizou 16 cirurgias, com expectativa de manter uma média de 12 procedimentos mensais.

O pronunciamento de Doutor Wanderley foi aparteado pela deputada Rose Davino (PP) e pelos deputados Inácio Loiola (MDB), Lelo Maia (União Brasil), Mesaque Padilha (União Brasil), Ricardo Nezinho (MDB) e Dudu Ronalsa (MDB). Todos parabenizaram o colega pelo pronunciamento e destacaram sua atuação decisiva para a criação do Hospital do Coração Adib Jatene em Alagoas.