Doutor Wanderley destaca discurso de Renan Calheiros cobrando Braskem por afundamento de bairros

por Comunicação/ALE publicado 30/03/2023 16h16, última modificação 30/03/2023 16h16

O deputado Doutor Wanderley (MDB) usou a tribuna do Parlamento durante a sessão plenária desta quinta-feira, 30, para parabenizar o senador Renan Calheiros (MDB) pelo pronunciamento realizado ontem no plenário do Senado Federal. No discurso, conforme o site oficial do Senado, Calheiros cobrou da empresa petroquímica Braskem a reparação e solução para o caso do afundamento e destruição de vários bairros em Maceió, causado pela extração de sal-gema. 

“Foi um pronunciamento muito apropriado no Congresso Nacional sobre esse episódio lamentável, que tanta desgraça provocou em Maceió”, avaliou Wanderley, acrescentando que o senador Renan Calheiros classificou como "muito oportuno" o acordo firmado pelos Ministérios Públicos Federal e Estadual com a empresa, tendo em vista que, com isso, evitou-se que se entrasse com a ação civil pública. “Mas o provisionamento feito pela Braskem não será suficiente para reparar os danos causados à população” destacou o deputado, observando que outro ponto a ser ressalvado é que ainda não existe um prazo para que o problema seja sanado.

“Há ainda uma tentativa de que a empresa (Braskem) seja vendida e que a Petrobras, acionista majoritária da companhia, estaria fazendo um aporte de recursos para viabilizar a venda da Braskem”, disse Wanderley, destacando outra fala do senador Renan Calheiros. “O impacto desse estrago é muito grande. São R$ 3 bilhões em 10 anos de ICMS. Isso representa prejuízo não só para o Estado, mas para os municípios que recebem esses recursos”, completa Doutor Wanderley.

Em apartes, os deputados Silvio Camelo (PV) e Inácio Loiola (PDT) contribuíram com o pronunciamento de Wanderley e também parabenizaram o senador Renan Calheiros. “Essa questão da Braskem se arrasta há muitos anos. Os problemas só tendem a se agravar e está longe de uma solução”, observou Camelo, lembrando que quando vereador por Maceió, foi o primeiro a realizar uma audiência pública para discutir o problema. Já Loiola disse que muitas questões precisam ser respondidas, sobretudo quais as causas que resultaram nessa tragédia. “Precisamos saber o que causou isso. O que será de Maceió? Será que no mundo não existe um especialista, um geólogo que possa identificar a causa desse afundamento que está acontecendo na parte alta e região lagunar da nossa capital?”, questionou Inácio Loiola.