Dudu Ronalsa cobra repasse de recursos do Fecoep para tratamento de dependentes químicos

por Comunicação/ALE publicado 12/03/2019 18h45, última modificação 12/03/2019 18h45

A falta de pagamento às comunidades terapêuticas e a situação precária vivenciada pelo Ipaseal Saúde foram temas do pronunciamento do deputado Dudu Ronalsa (PSDB) durante a plenária desta terça-feira, 12, na Assembleia Legislativa. O parlamentar informou que enviará requerimentos ao conselho do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) e à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) cobrando explicações.

“Já caminha para três meses sem que o Fecoep repasse os recursos para a Seprev (Secretaria de Prevenção à Violência) pagar as instituições. E a justificativa foi que não houve a reunião do Fecoep”, contou Ronalsa, informando que solicitará através de requerimento o motivo do pagamento às comunidades terapêuticas ainda não ter sido feito. O deputado informou ainda que são 37 comunidades terapêuticas atendendo cerca de 750 pessoas.

Em aparte, o deputado Davi Maia (DEM) colaborou com o pronunciamento de Ronalsa ressaltando a freqüência com que o plenário da Casa tem discutido questões relativas ao Fecoep. “É impressionante a inércia desse Governo. Todos os programas que dependem do Fecoep estão paralisados. O que é que está acontecendo com o Fecoep?”, questionou, citando que várias obras como as dos hospitais, do programa do leite que dependem dos recursos do fundo estão paradas.

Ipaseal
Com relação ao Ipaseal Saúde, Dudu Ronalsa contou que os usuários do convênio médico vem enfrentando sérias dificuldades em obter atendimento. “Os servidores estão pagando o Ipaseal, e este não está pagando as clínicas, os hospitais e as empresas credenciadas, afetando o atendimento, não só dos usuários, como também das empresas parceiras”, observou Ronalsa, informando que existe um passivo de R$ 15 milhões do Ipaseal, mas o Governo, através da Secretaria de Gestão Pública, reconhece um débito de R$ 1,2 milhão. “Precisamos saber o que realmente está em aberto e pedir que, se o Governo não tiver mais condições de tocar o Ipaseal, que o privatize”, completou.