Educadora Maria Valderez é homenageada com a Comenda Tavares Bastos

por Comunicação/ALE publicado 23/11/2018 13h38, última modificação 23/11/2018 13h38

Por iniciativa do deputado Dudu Hollanda (PSD), a Assembleia Legislativa homenageou, nesta sexta-feira, 23, a educadora Maria Valderez de Sousa Barbosa. A pedagoga e diretora do Colégio Maria Montessori – um dos mais tradicionais do Estado – foi agraciada com a maior honraria do Parlamento alagoano, a Comenda Tavares Bastos, que é conferida a personalidades que tenham contribuído com o desenvolvimento de Alagoas.

“Há 42 anos a professora Valderez educa crianças e adolescentes. Tive a felicidade de há 40 anos entrar na escola Montessori, onde conclui o meu primeiro grau. Ela, juntamente com a família e equipe, foi avançando, a escola cresceu e hoje representa muito na formação de muitos jovens e adolescente em Maceió e no Estado”, declarou Dudu Hollanda, justificando a propositura da sessão solene para a homenagem que foi aprovada por unanimidade pelo plenário do Legislativo.

“Devido a todo esse legado, esse trabalho dela voltado para a educação, apresentei essa comenda e hoje consegui prestar essa justa homenagem, a professora Valderez que tanto contribui para a educação de crianças e adolescentes em Alagoas”, completou o parlamentar, que, além de seus irmãos e filha, já foi aluno da educadora no colégio Maria Montessori.

Bastante emocionada, a professora Valderez Barbosa disse se sentir muito orgulhosa com a homenagem, que para ela significa o reconhecimento do seu trabalho prestado à área da educação no estado de Alagoas. “Essa comenda significa uma referência muito grande em relação à educação. Eu me sinto honrada e agradecida. Porque a gratidão é a energia que sai do coração e tenho certeza que essa homenagem saiu do coração do deputado Dudu Hollanda”, agradeceu a educadora, acrescentando que a homenagem representa o reconhecimento de seu trabalho à educação alagoana. “É um grande reconhecimento do meu trabalho sério, sou uma grande batalhadora, acredito na educação, acredito no que faço, acredito na criança, no jovem, porque são eles que vão transformar o mundo. Para mim, a educação é sempre um desafio e um prazer”, conclui Valderez.

A sessão solene contou com a presença do vereador Francisco Holanda Filho; da Senhora Deise de Macedo Holanda – mãe do deputado Dudu Hollanda –, representando as mães de alunos da Escola Maria Montessori; da professora Tânia Almeida, representando a Secretaria Municipal de Educação e os professores da Escola Montessori entre outros integrantes da unidade educacional.

Histórico
Maria Valderez é graduada em pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e tem mais de 40 anos de experiência profissional. É pós-graduada em psicanálise e neuropsicologia clínicas, além de integrante da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), já tendo sido convocada, inclusive, para missões pedagógicas no Canadá, Estados Unidos e Europa.

Especialista em Práticas Escolares de Alfabetização e Letramento pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais, Maria Valderez também integrou comissão do Programa Nacional de Alfabetização e Cidadania, do Ministério da Educação. Valderez coleciona, ainda, trabalhos junto a várias instituições, a exemplo de pesquisa realizada sobre a história da educação infantil em Alagoas.

Colégio
Fundada em 04 de agosto de 1979, a então Casa Escola Montessoriana surgiu ofertando apenas a educação pré-escolar e o ensino de 1º grau. Já a partir de 1993, com a implantação do 2º grau, ganhou uma nova estrutura organizacional e passou a se chamar Colégio Maria Montessori – italiana que teve papel importante nas reformas educacionais do século XX.

O nome, inclusive, foi escolhido pela professora Maria Valderez, que conheceu o método Montessoriano durante um curso na cidade de Olinda-PE. Segundo Valderez, a filosofia montessoriana defende, entre outros, o princípio da autodisciplina, em que a criança é educadora de si mesma.