Eleições 2022: urnas ficarão abertas das 8h às 17h em Alagoas

por Comunicação/ALE publicado 30/09/2022 12h40, última modificação 30/09/2022 12h39

Está chegando a hora de votar. Domingo, 2 de outubro, é o dia das Eleições 2022. Este ano serão mais de 156 milhões de eleitoras e eleitores, e você é um deles. Serão também quase 1,8 milhão de mesárias e mesários e mais de 29,2 mil candidatas e candidatos. A votação acontece em 5.570 cidades do País e em 181 localidades no exterior.

Uma das novidades nas Eleições 2022 é a unificação do horário de votação em todo o País. Pela primeira vez, todas as seções eleitorais funcionarão das 8h às 17h, horário de Brasília. Ou seja, cidades em fusos diferentes devem se adequar ao horário da capital federal. Em Alagoas, por exemplo, o eleitor não terá mudanças e continuará votando das 8h às 17h.

A mudança, decorrente de uma decisão do plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de dezembro de 2021, e incluída na Resolução TSE nº 23.669, atinge todos os municípios do Acre, de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul, de Rondônia e de Roraima. No Amazonas, a medida vale para os 62 municípios que se dividem em dois fusos. Em Pernambuco, o distrito de Fernando de Noronha também precisará se adaptar ao horário diferenciado.

Votação

O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e pessoas com 16 e 17 anos. Para votar, é necessário apresentar apenas um documento de identificação oficial com foto. A apresentação do título de eleitor não é obrigatória. Então, antes de sair de casa, veja se você está levando um dos documentos aceitos. Entre as opções, estão: Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), identidade social, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou outro documento de valor legal com foto. Também é possível votar com a versão digital do título, obtida no e-Título, aplicativo gratuito da Justiça Eleitoral, caso a sua foto já apareça por lá.

Este ano, você vai votar nos seguintes cargos e nesta ordem:

Deputado Federal (com quatro dígitos);
Deputado Estadual (com cinco dígitos);
Senador (com três dígitos);
Governador (com dois dígitos);
Presidente da República (com dois dígitos).

Aqui, vale desmentir uma fake news: caso queira, você pode escolher votar apenas para presidente. O voto não é invalidado se o eleitor votar para um só cargo e optar por anular ou votar em branco nos demais.

Apuração

Com a unificação do horário de votação, a apuração dos resultados para todos os cargos deve iniciar a partir das 17h, hora oficial de Brasília. Importante lembrar que a votação termina às 17h, mas eleitores que ainda estiverem na fila para votar após esse horário poderão exercer o direito ao voto.

Nas eleições anteriores, a Justiça Eleitoral começava a divulgar a apuração somente após o término do horário de votação no Acre, cujo fuso horário está duas horas atrás do fuso de Brasília. O objetivo era evitar que a difusão dos dados pudesse influenciar pessoas que votavam em localidades com seções eleitorais ainda em funcionamento.