Eleições para cargos da Mesa tiveram apenas inscrições únicas

por Comunicação/ALE publicado 01/02/2023 10h45, última modificação 01/02/2023 11h54

A Assembleia Legislativa de Alagoas realiza nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, a 2ª sessão preparatória para eleição da Mesa Diretora da Casa, que irá representar o Poder no primeiro biênio (2023/2024) desta 20ª legislatura. Os cargos a serem preenchidos são o de presidente, que ocorre em eleição isolada, e os de 1º, 2º e 3º vice-presidentes, 1º, 2º, 3º e 4º secretários e 1º e 2º suplentes, por chapa conjunta. Com o encerramento do prazo de inscrições, foi registrado apenas o nome do deputado Marcelo Victor (MDB) para disputar o cargo de presidente do Legislativo. A eleição será realizada 30 minutos após a 1ª sessão preparatória de posse dos 27 deputados eleitos e reeleitos em outubro último, marcada para as 14 horas.

Para os demais cargos da Mesa Diretiva, também requereram inscrição de chapa completa os deputados: Bruno Albuquerque Toledo (Cargo de 1º Vice-Presidente); Gilvan Gomes Barros Filho (Cargo de 2º Vice- Presidente); Flávia Maria Silva Cavalcante de Oliveira (Cargo de 3º Vice- Presidente); José Francisco Cerqueira Tenório (Cargo de 1° Secretário), Ricardo Pereira Melo (Cargo de 2º Secretário); Marcos Antonio de Oliveira Barbosa (Cargo de 3° Secretário); Carla Dantas Lima e Silva (Cargo de 4° Secretário); Silvio Rogério Dias Camelo (Cargo de 1º Suplente) e Dudu Ronalsa (Cargo de 2º Suplente), conforme publicação no Diário Oficial Eletrônico do Poder, que circula hoje.

Para ser eleito, o Regimento Interno da Casa determina que o candidato precisa de maioria absoluta dos votos. A eleição para todos os cargos da Mesa Diretora será realizada, em regra, por votação nominal e aberta. Os requerimentos dos pleiteantes aos cargos que comporão a Mesa Diretiva do Parlamento alagoano atende às disposições expressas contidas na resolução 369/1993, e recebeu o apoio de 18 dos 27 parlamentares eleitos para a 20ª legislatura, que se inicia nesta quarta-feira.