Em reunião conjunta, Comissões aprovam projetos ligados à Educação

por Comunicação/ALE publicado 22/06/2021 14h52, última modificação 22/06/2021 14h52

Os deputados que compõem as comissão de Constituição e Justiça; de Orçamento e Finanças; e de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, estiveram reunidos nesta terça-feira, 22. Na pauta, a emissão de pareceres de diversas matérias. Os deputados aprovaram, entre outros, o projeto de lei nº 580/2021, de origem governamental, que dispõe sobre a criação do programa Conecta Professor, para a aquisição de novos equipamentos de informática, inovação, tecnologia e apoio para o custeio de plano de acesso à internet.

O projeto propõe uma ajuda de custo ao corpo docente para aquisição de equipamentos, bem como apoio para o custeio de plano de acesso à internet, no que concerne ao desenvolvimento de suas respectivas atividades pedagógicas. Serão R$ 5.000,00 por servidor, custeados com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Outro projeto aprovado foi o de nº 581/2021, também de origem governamental, que institui o Programa Escola 10 – Vem Que Dá Tempo. A proposição traz em seu bojo a possibilidade de concessão do Incentivo Estudantil aos maiores de idade que se encontrem fora do sistema de ensino, aprovados no Exame Estadual de Certificação do Ensino Fundamental, com o objetivo de garantir-lhes os recursos mínimos para compra de material escolar geral e outras despesas relacionadas ao reingresso na rede de ensino.

A oferta de incentivo financeiro fornecido aos beneficiários do Programa Escola 10 – Vem Que Dá Tempo, será dado por meio de: Incentivo Estudantil e Bolsa Permanência. O Incentivo Estudantil terá objetivo de garantir aos aprovados os recursos mínimos para compra de material escolar geral e outras despesas relacionadas ao reingresso na rede de ensino. Já o Bolsa Permanência será paga pelo Governo do Estado e calculada proporcionalmente à quantidade de dias letivos frequentados na escola na qual o eventual beneficiário esteja matriculado. O valor da Bolsa Permanência será definido posteriormente por meio de Decreto do Chefe do Poder Executivo Estadual, de acordo com a previsão de recursos orçamentários destinados ao Programa.

A reunião foi coordenada pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça, deputado Paulo Dantas (MDB). Ele informou que todas as proposições aprovadas no encontro já estão aptas a serem votadas no plenário, juntamente com seus respectivos pareceres.

WILTON MONTEIRO DA  COSTA
WILTON MONTEIRO DA COSTA disse:
23/06/2021 10h12
E OS 14% vai ficar na vitrine para quando
WILTON MONTEIRO DA  COSTA
WILTON MONTEIRO DA COSTA disse:
23/06/2021 10h12
E OS 14% vai ficar na vitrine para quando
Luís Marcelo Bastos Leite
Luís Marcelo Bastos Leite disse:
26/06/2021 16h50
E os 14 por cento do desconto na folha?
Comentários foram desativados.