Em sessão que discutiu o Outubro Rosa, mastologista Alfredo de Barros recebe o título de Cidadão Alagoano

por Comunicação/ALE publicado 16/10/2023 19h20, última modificação 16/10/2023 19h25

A Assembleia Legislativa realizou nesta segunda-feira, 16, uma sessão especial para discutir sobre o câncer de mama no Estado. O evento, de iniciativa da deputada Fátima Canuto (MDB), faz parte das ações pertinentes à campanha do Outubro Rosa, mês dedicado a intensificar o debate em torno da conscientização e prevenção da doença em todo o mundo. Durante a plenária, também foi concedido o título de Cidadão Honorário de Alagoas ao mastologista Alfredo de Barros, um dos principais nomes da oncologia feminina no Brasil.

A propositora da sessão, deputada Fátima Canuto, que já presidiu a Rede Feminina de Combate ao Câncer (nacional e estadual), destacou a importância da discussão em torno do tema - sobretudo para alertar sobre os direitos das vítimas de neoplasias malignas - e relatou a luta que vem travando ao longo dos anos em prol das pessoas carentes portadoras de câncer. “Para que tenham acesso ao diagnostico precoce e ao início do tratamento. Hoje seria uma tarde altamente festiva se não tivéssemos ainda tantos problemas em relação às mulheres que têm câncer de mama”, observou a parlamentar, reforçando ser essa é uma de suas bandeiras no Parlamento alagoano e que estará sempre ao lado das mulheres alagoanas.

Presente na sessão especial, a deputada Ângela Garrote (PP) fez questão de frisar que gostaria que as ações em prol das mulheres portadoras de câncer fossem realizadas cotidianamente, não apenas durante a campanha. “Infelizmente fazemos esses debates, mas no momento em que é para a mulher se cuidar ao descobrir um câncer de mama ou de colo do útero, torna-se um sacrifício muito grande, principalmente para aquelas que residem no Alto Sertão”, ressaltou a parlamentar, chamando a atenção para seu município, Estrela de Alagoas, onde 11 mulheres diagnósticas com câncer estão na fila de espera por um local para iniciar o tratamento.

Para a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Elia Pontes, a campanha Outubro Rosa é de grande relevância para a conscientização da sociedade no que diz respeito à prevenção do câncer de mama. “Nós, da Rede, estamos realizando palestras em vários setores do Estado, fazendo a divulgação e a campanha verdadeira para que a mulher faça a mamografia”, assegurou Elia.

Mamógrafos no Brasil

O presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Regional Alagoas, Alexandre Calado, falou sobre a mamografia – exame específico para detecção do câncer de mama – e os problemas e dificuldades enfrentados pelas mulheres para realização do exame no Estado. “Temos muitos mamógrafos no Brasil, porém mal distribuídos. Mais nas regiões Sudeste e Nordeste. Sabemos que o caminho para o diagnóstico precoce é fazer a mamografia a partir dos 40 anos”, informou o médico, dizendo que um dos objetivos de sua explanação é reivindicar que as leis já existentes que beneficiam os pacientes diagnosticados com as neoplasias malignas sejam cumpridas. Alexandre Calado observou que desde o lançamento da campanha no Brasil, em 2002, houve alguns avanços no que diz respeito ao diagnóstico, modernização dos mamógrafos e na questão das drogas usadas no combate à doença, utilizadas nas quimioterapias, que preservam as células sadias.

Título de Cidadão alagoano

Durante a solenidade também foi conferido o título de Cidadão Honorário de Alagoas ao médico mastologista Alfredo Carlos Simões Dornellas de Barros. Natural de São Paulo, Barros é atualmente um dos principais nomes da oncologia feminina no País. ”Doutor Alfredo Barros, conhecido mundialmente, tem dado uma contribuição muito grande à Medicina e à população de Alagoas.”, destacou a parlamentar, acrescentando ser uma honra para o Legislativo alagoano homenagear “um médico tão comprometido com o avanço do tratamento do câncer. Esta é uma forma de parabenizar e agradecer por todo serviço prestado; o título de Cidadão Honorário é mais do que merecido”.

Bastante emocionado, Alfredo de Barros falou que a homenagem lhe deixa feliz, uma vez que tem uma afinidade com Alagoas de longa data, quando vinha passar férias em nosso Estado. “Quando me tornei médico, fiquei muito amigo dos médicos daqui, e isso fez com que conhecessem o meu trabalho. Não sei se mereço tal homenagem, mas o fato é que estou muito contente”, declarou o mastologista, agradecendo a honraria, vinda sobretudo nesse momento em que se realiza a campanha Outubro Rosa.