Empresário Jorge Rebelo é agraciado com o título de Cidadão Honorário de Alagoas

por Comunicação/ALE publicado 28/09/2023 14h45, última modificação 28/09/2023 15h05

Por iniciativa do deputado Bruno Toledo (MDB) e da deputada Cibele Moura (MDB), a Assembleia Legislativa realizou nesta quinta-feira, 28, uma sessão solene para concessão do título de Cidadão Honorário de Alagoas ao empresário português Jorge Afonso Campos Rebelo de Almeida, pelos relevantes serviços prestados ao Estado. A honraria recebeu a aprovação unânime dos parlamentares. A solenidade contou com as presenças do governador Paulo Dantas, secretários estaduais, prefeitos, empresários e dos deputados Henrique Chicão (Republicanos), Inácio Loiola (MDB), Francisco Tenório (PP), Dudu Ronalsa (MDB), Alexandre Ayres (MDB), Remi Calheiros (MDB), Silvio Camelo (PV), Gilvan Barros Filho (MDB) e Gabi Gonçalves (PP).

O deputado Bruno Toledo declarou que o título de Cidadão Alagoano é uma justa homenagem a quem vem se dedicando ao Estado desde que chegou aqui. Ele disse ainda que Jorge Rebelo contribui com o seu mister contínuo ao povo alagoano, sempre voltado a geração de emprego e renda. “O homenageado é um empresário de renome internacional, fundador de um dos maiores grupos hoteleiros mundiais, e escolheu Alagoas para construir a maior unidade hoteleira do Estado, contemplando milhares de empregos direitos e indiretos, tornando-se o maior empresário do setor em Alagoas. Portanto, nada mais que justo que a Assembleia Legislativa homenageá-lo com este título. Rebelo é um empreender que chegou aqui atraindo mais emprego, mais turismo e mais negócios para o cidadão alagoano”.

O governador Paulo Dantas informou que o Estado de Alagoas irá fazer tudo o que está a seu alcance para que o Vila Galé instale um empreendimento na região Sul, nos mesmos moldes do já existente na região Norte. Paulo Dantas também agradeceu aos parlamentares por terem aprovado essa honraria por unanimidade. “Jorge Rebelo contribui com a arrecadação do Estado e mudou a atividade econômica da Barra de Santo Antônio e da região Norte; agora ele quer construir outro resort em Coruripe e podem ter certeza que iremos criar todas as condições para que o Vila Galé chegue também na Região Sul. Homenagem justa a um cidadão que gera emprego e renda, atraindo para Alagoas turistas nacionais e internacionais. E isso, com certeza, dinamiza a nossa economia. Isso ajuda a fazer com que o Estado tenha destaque nacional no crescimento econômico em 2023, com praticamente 7% no aumento do PIB, enquanto o Nordeste tem previsão de crescer 3,2% e o Brasil, 2,9%”, comemorou.

O prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão, destacou a importância do empresário para o desenvolvimento do turismo em Alagoas e falou da expectativa do grupo Vila Galé em instalar uma unidade hoteleira em sua cidade. “Estamos com tratativas bastante adiantadas. Jorge Rebelo já esteve lá na cidade e nós mostramos a ele os atrativos do município e da região. Estamos criando as condições necessárias para a instalação deste empreendimento, fundamental para o desenvolvimento da região Sul de nosso Estado, que contribuirá para a melhoria da qualidade de vida do povo, oportunizando emprego e renda para a população”, afirmou.

A prefeita da Barra de Santo Antônio, Lívia Carla, reforçou a importância do Hotel Vila Galé para o município, alavancando o turismo e gerando emprego e renda. “Nós já temos uma cidade abençoada por Deus e coberta de belezas naturais. A chegada do Vila Galé abrilhantou e tornou a Barra ainda mais conhecida nos cenários nacional e internacional. Um empreendimento deste nível foi crucial para toda região, oportunizando grandes realizações, trazendo emprego e mudando a vida de nossa população”, refletiu a prefeita.

Muito emocionado, Jorge Rebelo agradeceu a homenagem e disse se sentir muito honrado com o título de Cidadão Alagoano. O empresário relatou que receber a honraria gerou em si o sentimento de que sua dedicação foi reconhecida. “É um prazer enorme, porque significa que o que estamos fazendo tem o reconhecimento e o agrado das pessoas. Esta honraria não é só minha, pertence a mais de três mil pessoas que ajudam o Vila Galé a ser uma grande empresa. Quero adiantar que aqui em Alagoas temos outros projetos a serem executados, e um deles é na cidade de Coruripe. Tudo isso porque o Estado tem sido um dos mais destacados na captação de turistas. O governador Paulo Dantas vem fazendo um trabalho gigantesco. Tenho certeza que iremos crescer muito ainda”, afirmou.

Natural de Ajuda, Lisboa (Portugal), Jorge Rebelo, fundador e presidente do Conselho de Administração do Vila Galé, tem licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Foi consultor jurídico no Ministério de Obras Públicas. O grupo Vila Galé é atualmente responsável pela gestão de 41 unidades hoteleiras: 31 em Portugal (Algarve, Beja, Évora, Elvas, Alter do Chão, Oeiras, Cascais, Sintra, Ericeira, Estoril, Lisboa, Coimbra, Serra da Estrela, Porto, Braga, Douro, Madeira e Açores) e 10 no Brasil (Alagoas, Rio de Janeiro, Fortaleza, Caucaia, Salvador, Guarajuba, Cabo de Santo Agostinho, Touros, Angra dos Reis e São Paulo), somando 8.432 quartos e 19.380 camas. O empreendimento em Alagoas fica localizado na Barra de Santo Antônio, gerando 400 empregos diretos e mais de 1.000 indiretos, fomentando inúmeros benefícios para a região e para o setor turístico alagoano.