Empresário Luiz Pereira recebe título de Cidadão Honorário de Alagoas

por Comunicação/ALE publicado 10/11/2023 18h34, última modificação 10/11/2023 18h34

Em sessão solene realizada nesta sexta-feira, 10, a Assembleia Legislativa concedeu o título de Cidadão Honorário de Alagoas ao empresário Luiz Pereira da Silva. De iniciativa do deputado Remi Calheiros (MDB), a proposta para a concessão da cidadania é em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Estado, sobretudo no âmbito empresarial. A solenidade foi presidida pelo deputado Inácio Loiola (MDB) e contou com as presenças dos deputados Alexandre Ayres (MDB), Silvio Camelo (PV), Galba Novaes (MDB) e Ronaldo Medeiros (PT); do secretário estadual de Transporte, Mozart Amaral; do presidente do DER/AL, Helder Gazzaneo; do desembargador da Justiça do Trabalho, Marcelo Vieira; do prefeito de Murici, Olavo Calheiros Neto; e de familiares do homenageado.

De acordo com Remi Calheiros, para se tornar alagoano o cidadão precisa preencher alguns requisitos, e o empresário Luiz Pereira da Silva faz jus a essa homenagem. “Falar em Alagoas, no nome do Sr. Luiz ou de sua empresa, é sinônimo de rodovia; falar em estrada aqui se remete logo ao nome deste grande empresário, que construiu as nossas rodovias com selo de qualidade. Sua maior alegria nos canteiros de obras é ver o sorriso no rosto das pessoas que ali estão trabalhando, sempre olhando o lado social de seus funcionários. Qualquer homenagem que possamos fazer ao Sr. Luiz ainda é pouco por tanto que ele já fez e faz por Alagoas”, disse.

Remi lembrou que há 55 anos Luiz fundou em Alagoas a empresa L. Pereira, construtora que se tornou uma referência nacional em quantidade e qualidade na construção de rodovias, registrando um legado de obras estaduais, municipais e federais. “Para se ter uma ideia, em 1965 a empresa L. Pereira executou o trecho da BR-101 em Alagoas, que fez o Estado integrar-se a um dos principais eixos rodoviários do País. As rodovias de Alagoas e sua ampliação foram recentemente reconhecidas pela Confederação Nacional de Transporte como as melhores rodovias públicas do Brasil. Alagoas lhe deve reconhecimento por sua liderança, cujo obstinado trabalho desenvolveu e elevou a infraestrutura do nosso Estado”, ressaltou.

Falando em nome do mais novo alagoano, o jornalista e escritor Marcos Vasconcelos usou a tribuna da Casa para agradecer a todos os deputados, em especial, ao deputado Remi Calheiros. Ele fez um relato da história de vida de Luiz Pereira, iniciando na Paraíba, passando pela construção da empresa L. Pereira e suas obras no Estado, até os dias atuais. “Sua vida e seu trabalho nos empolgam e ajudam no desenvolvimento de Alagoas. Até hoje sua empresa continua contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico. Parabéns a todos os familiares do homenageado e a sociedade alagoana, que ganha mais um filho ilustre!”, destacou.

Trajetória
Luiz Pereira da Silva nasceu em 10/03/1931, na cidade de Patos (PB), filho de Cícero Pereira da Silva e Luzia Isabel da Silva. Desde os 12 anos de idade saiu de casa para trabalhar em um garimpo na Serra dos Doidos, na cidade de Piancó-PB. A partir de então não parou mais de trabalhar para ajudar aos pais e buscar sua própria independência.

Adquiriu experiência labutando em firmas no ramo de construção e também no Departamento de Estrada de Rodagens (DER) da Paraíba. Em 1951, foi para a região de Cajazeiras, trabalhar na construção da estrada que liga Cajazeiras a Jatobá, hoje São José de Piranhas. Foi nessa época que conheceu a jovem Nazareth Macambira, com quem se casou em 1952. No ano seguinte foi pai do seu primogênito Jânio, seguido de Jocélia, Luiz Carlos e Luciana. Foi por meio de sua esposa que começou os seus vínculos no município de Santa Helena, mais precisamente no Distrito de Melancias, onde hoje é um dos maiores agropecuaristas da região, gerando emprego e renda para aquela comunidade.

Em 1970, morando em Maceió, fundou sua construtora L. Pereira, a qual ainda hoje é líder no ramo de construção em Alagoas. A construtora, uma das maiores do Estado de Alagoas, é também uma empresa familiar, com filhos e netos engenheiros, administradores e arquitetos. Luiz Pereira se estabeleceu no segmento de obras rodoviárias com pequenas obras de pavimentação de estradas e construção de pontes. Hoje a sua empresa é consolidada no mercado. Luiz Pereira da Silva é empreendedor, empresário e agropecuarista.