Escola estadual no Benedito Bentes elege 27 "deputados estudantes"

por Comunicação/ALE publicado 09/09/2015 17h30, última modificação 09/09/2015 17h30
Escola estadual no Benedito Bentes elege 27 "deputados estudantes"

Foto:Valdir Rocha/Agência Alagoas

Os alunos da Escola Estadual Marcos Antonio C. Silva, localizada no bairro do Benedito Bentes, irão participar de uma atividade diferente na manhã desta quinta-feira, 10. É que a unidade de ensino foi escolhida para receber a primeira edição do Parlamento Jovem e amanhã será realizada a eleição dos 27 “deputados estudantes”. 

O Parlamento Jovem tem como finalidade possibilitar aos alunos das escolas públicas a vivenciarem o processo democrático, com a participação de uma jornada parlamentar, além de formar e promover a consciência política e a liderança entre jovens e adolescentes. 

Durante o mês de agosto foram realizadas palestras na escola com os seguintes temas:  “A Vida Pública no Contexto Atual”, ministrada pelo deputado Ronaldo Medeiros (PT);  “O Jovem e a Política”, ministrada pela deputada Jó Pereira (DEM) e “Cidadania, Ética e a Importância do Voto”, ministrada pelo desembargador eleitoral Fernando Maciel. 

Após a eleição,  os “deputados estudantes” farão uma visita ao Parlamento estadual, onde irão conhecer todos os setores e entender o funcionamento da Casa. Também participarão de uma palestra com o tema “As Atribuições do Poder Legislativo”. Os “deputados estudantes” serão diplomados e tomarão posse de acordo com o que determina o Regimento Interno da Assembleia. 

Na sequência do projeto, está programada uma palestra sobre “Como Escrever Um Projeto de Lei”. Em seguida os “deputados estudantes” serão divididos em três grupos de nove estudantes, quando estes terão a oportunidade de elaborar um projeto de lei, que, posteriormente, será submetido ao voto, como acontecem nas sessões parlamentares. 

Os participantes do projeto vão assistir a uma sessão da Assembleia. Será apresentado, discutido e votado um dos três projetos formulados pelos “deputados estudantes”. O encerramento do programa acontece com a entrega do projeto de lei devidamente votado e aprovado pelos Jovens parlamentares à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.