Fátima Canuto defende uma política mais efetiva de combate ao câncer

por Comunicação/ALE publicado 10/04/2019 17h30, última modificação 10/04/2019 20h12

Em pronunciamento durante a plenária desta quarta-feira, 10, a deputada Fátima Canuto (PRTB) defendeu a necessidade uma política mais efetiva no combate ao câncer no Estado. Ela, que foi, por diversas vezes, presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer em Alagoas, reconheceu o esforço do Governo em melhorar a rede estadual de saúde pública com a construção de novos hospitais, mas reforça que é preciso um tratamento diferenciado para o paciente oncológico. “A gente precisa ter um olhar mais atento sobre o paciente com câncer, sobre a oncologia, sobre o diagnóstico precoce, sobre o tratamento em tempo hábil e de excelência”, declarou a parlamentar.

Fátima Canuto defende um tratamento justo e humanizado, sem que seja preciso o paciente recorrer a favores para ser atendido. A deputada também ressaltou a luta da Rede Feminina de Combate ao Câncer, que garantiu a criação da Lei da Mamografia, da Lei dos 60 dias e da legislação que garante a reconstrução mamária em casos de mutilação. “Ainda estamos lutando pela lei dos 30 dias, que está no Senado. É um momento histórico na vida do povo alagoano, na vida das pessoas que lutam tanto por isso”, observou, defendendo a necessidade de maior investimento na área oncológica, a exemplo da emenda proposta pela deputada Jó Pereira (MDB), que destina 1% do orçamento da Saúde para o tratamento do câncer.

Em aparte, a deputada Jó Pereira se solidarizou com a colega de plenário, lembrando que o câncer é a terceira maior causa de morte no Estado de Alagoas e maior causa de mortalidade entre as mulheres. “Ao defender o aumento do Orçamento da Saúde no Estado, V. Exa. é coerente e faz jus a toda uma história de vida, de luta junto com as pessoas portadoras de neoplasia maligna”, disse a parlamentar.