Fátima Canuto propõe homenagem à Rede Feminina de Combate ao Câncer

por Comunicação/ALE publicado 06/05/2021 12h52, última modificação 06/05/2021 12h52

Durante a sessão plenária desta quinta-feira, 6, os parlamentares apreciaram 8 matérias, dentre elas o projeto de resolução nº 67/2020, proposto pela deputada Fátima Canuto (PSC), que concede a Comenda Irmã Dulce à Rede Feminina de Combate ao Câncer em Alagoas. A matéria foi discutida em primeiro turno. Fundada em 1973 e presente em 22 estados brasileiros, a entidade será a primeira homenageada com a comenda. Em Alagoas, a Rede Feminina de Combate ao Câncer presta assistência a pessoas de baixa renda, acometidas de câncer, usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), em tratamento de quimioterapia e radioterapia.

Fátima Canuto, que é voluntária e já presidiu a entidade por cinco vezes, destacou a importância da rede em Alagoas, a qual exerce um papel fundamental em relação aos pacientes carentes portadores de câncer. "Ela fornece mais de 12 mil lanches por mês aos pacientes de rádio e quimioterapia na Santa Casa de Maceió, tem uma casa de apoio com 40 leitos, onde recebe os pacientes vindos do interior do Estado e que não teriam condições de realizar o tratamento sem esse apoio", informou Canuto.

Solidariedade
Fátima Canuto também lamentou o falecimento, por complicações da Covid-19, da dirigente nacional Gilze Francisco. "Quero prestar minha solidariedade a toda família da Rede Feminina de Combate ao Câncer de todo o Brasil, pelo falecimento da nossa querida Gilze, que dedicou toda uma vida ao combate ao câncer, principalmente nas pessoas que mais precisam", disse. "Ela conseguiu vencer o câncer, mas infelizmente não conseguiu vencer a Covid", lamentou a parlamentar.

Acompanhe as demais matérias apreciadas pelos parlamentares durante a plenária:

Matérias discutidas em 2º turno:

Projeto de lei ordinária nº 431/2020, de autoria do deputado Yvan Beltrão (PSD), considerando de utilidade pública o Instituto Amigo Leal - IAL;

Projeto de lei ordinária nº 439/2020, de autoria da deputada Fátima Canuto (PSC), concedendo título de cidadã honorária do Estado de Alagoas à sra. Anne Helena Fischer Inojosa;

Projeto de lei ordinária nº 447/2020, de autoria da deputada Jó Pereira (MDB), considerando de utilidade pública o Grupo Mama Renascer;

Projeto de lei ordinária nº 471/2021, de autoria da deputada Ângela Garrote (PP), denominando de "Hospital Regional do Médio Sertão Maria da Guia Queiroz de Barros", o hospital que terá suas instalações no município de Palmeira dos Índios;

Projeto de lei ordinária nº 494/2021, de autoria do deputado Ricardo Nezinho (MDB), considerando de utilidade pública o Instituto Nova Vida - INOVI.

Matéria discutida em 1º turno:

Projeto de lei ordinária nº 487/2021, de autoria do deputado Gilvan Barros Filho (PSD), considerando de utilidade pública a ONG Pedro Cavalcanti Netto.

Maria José Majô Costa da Cunha Mello
Maria José Majô Costa da Cunha Mello disse:
06/05/2021 20h21
Excelente iniciativa