Fernando Pereira parabeniza organizadores da 73ª Expoagro

por Comunicação/ALE publicado 31/10/2023 19h10, última modificação 31/10/2023 19h10

Em pronunciamento durante a sessão ordinária desta terça-feira, 31, o deputado Fernando Pereira (PP) enalteceu os organizadores da 73ª Exposição Agropecuária de Produtos e Derivados de Alagoas (Expoagro-AL). “Parabenizo a todos da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), em nome de Domício Silva e Ricardo Nogueira, pelo evento acontecido entre os dias 22 e 29 de outubro. A Expoagro movimentou e aqueceu a economia do agronegócio do nosso Estado”, disse o parlamentar, destacando a participação dos produtores que expuseram seus animais e produtos.

Pereira também ressaltou a aprovação, por parte do Governo do Estado, de uma demanda proposta pelo deputado Gilvan Barros Filho (MDB). “A isenção da taxa de transporte de gado para outros Estados, assinada no último domingo pelo governador Paulo Dantas, junto com a secretária de Agricultura do Estado, Carla Dantas, e o deputado Gilvan Barros”.

Na sequencia, o parlamentar informou sobre dois posicionamentos, frutos de reuniões ocorridas na Comissão de Agricultura, sobre decretos recentemente assinados pelo Executivo estadual. O primeiro deles é sobre a cobrança de uso da água que, segundo Pereira, irá penalizar a todos os produtores rurais. “Estou encaminhando ao Governo do Estado as mudanças solicitadas pela classe". O segundo decreto analisado trata da isenção dos investimentos que os laticínios receberão em Alagoas. De acordo com ele, esse incentivo só será concedida aos novos empreendedores. “Venho pedir ao Governo que esse decreto seja estendido a todos os laticínios”, apelou o deputado.

Em aparte, o deputado Francisco Tenório (PP) se associou ao pronunciamento do colega de plenário sobre a questão dos laticínios. “Os novos laticínios estão sendo beneficiados no decreto que traz as suas isenções, mas causam prejuízo aos já existentes”, observou o parlamentar, ressaltando a necessidade de o Governo atender a solicitação de Pereira, na qual os laticínios já existentes desfrutam de tratamento igualitário com os que estão sendo instalados em Alagoas.