Francisco Tenório cobra investigação sobre surto de doença em animais

por Comunicação/ALE publicado 26/04/2022 12h19, última modificação 26/04/2022 12h19

Durante a sessão desta terça-feira, 26, o deputado Francisco Tenório (PP) demonstrou preocupação com um surto de doença em animais que vem ocorrendo na cidade de Marechal Deodoro. O parlamentar disse que procurou a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) e a Secretaria Estadual de Agricultura para comunicar o fato e cobrar providências. “Ontem estive na Adeal para pedir que fosse identificada a doença e qual o vetor. Na ocasião, também solicitei a vacinação dos animais”, destacou Francisco Tenório.

O deputado informou que a Adeal já tinha conhecimento do fato, havia recolhido materiais para análise, mas, por enquanto, sem a conclusão do estudo. Por conta disso, não haveria condição de adotar uma posição preventiva, tanto do ponto de vista da vacinação quanto para evitar o aglomerado de animais que pudessem causar maior transmissibilidade. “Eu ponderei e fiz ver que a raiva é uma doença incurável nos animais. Se transmitida ao ser humano, também é incurável. É preciso passar uma orientação de procedimento aos carroceiros o mais rápido possível. A vacinação é gratuita e é a única forma de prevenir a raiva em humanos”, concluiu.

Nelson da Rabeca
Francisco Tenório também apresentou voto de pesar pelo falecimento de Nelson dos Santos, conhecido como Nelson da Rabeca, na última sexta-feira, 22, na cidade de Marechal Deodoro. “Grande patrimônio cultural de Alagoas e um dos maiores representantes da música tradicional nordestina no Brasil. Nelson da Rabeca era um artista único, que deixa uma marca histórica na cultura alagoana. Meus sentimentos a todos os familiares e amigos deste ícone do Nordeste”.

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.