Francisco Tenório destaca aniversário de emancipação de Palmeira dos Índios

por Comunicação/ALE publicado 19/08/2015 18h16, última modificação 19/08/2015 18h16

O deputado Francisco Tenório (PMN) apresentou, nesta terça-feira, 19, requerimento na Assembleia Legislativa solicitando congratulações pela passagem do aniversário de emancipação política da cidade de Palmeira dos Índios, a ser comemorado amanhã, dia 20 de agosto. O parlamentar ressaltou as belezas da cidade e parabenizou os moradores da “Princesa do Sertão” pela passagem de mais um aniversário.

Tenório também listou uma série de problemas vividos pelos moradores da cidade e apontou algumas sugestões. “Palmeira sofre com o sistema tributário de Alagoas, que é maior do que o do Estado de Pernambuco. Com isso, o comércio da cidade passa a sofre a influência pesada de municípios pernambucanos como Bom Conselho, Caruaru e Garanhuns. Isso afeta negativamente o comércio local”, disse o deputado, que sugeriu ao Governo do Estado promover estudos no sentido de encontrar uma compensação econômica para aquele município, através de incentivo ao comércio, à indústria, à agricultura e à pecuária.

A constante falta d'água também foi apontada como um dos entraves ao desenvolvimento da cidade. “O município tem uma situação geográfica extraordinária, situada no pé de serras como a Boa Vista e a do Goiti, além de ser banhado pelo rio Coruripe. Fornece água de sua bacia para cidades vizinhas e no entanto sofre internamente com a falta de água, tendo sua população que conviver com o rodízio no abastecimento”, afirmou.

Francisco Tenório lembrou a história cultural do município. “Uma cidade histórica que teve como um de seus prefeitos, o escritor Graciliano Ramos, que estará sempre na memória dos alagoanos e dos brasileiros. Precisamos ter projetos que incentive a cultura local”, disse. O deputado chamou atenção para um fato, que segundo ele, é fundamental para o sistema educacional de Palmeira dos Índios. “Estão instaladas no município algumas escolas federais, a exemplo do Ifal, que possui cursos como Edificações e Informática, porém, não é ofertado nenhum curso na área do agronegócio, o que iria ajudar muito no crescimento de Palmeira dos Índios. Vamos apresentar requerimento no sentido do Ifal criar um curso na área de agricultura e pecuária”, disse Francisco Tenório.

Em aparte, o deputado Inácio Loiola (PSB) se solidarizou com o pronunciamento e parabenizou toda população de Palmeira dos Índios.