Francisco Tenório lamenta veto presidencial ao projeto que homenageava Nise da Silveira

por Comunicação/ALE publicado 26/05/2022 14h51, última modificação 26/05/2022 14h51

Durante a sessão desta quinta-feira, 26, o deputado Francisco Tenório (PP) lamentou o veto do presidente Jair Bolsonaro ao projeto de lei que inscreve o nome da psiquiatra alagoana Nise da Silveira no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. O parlamentou lembrou que Nise da Silveira é pioneira da terapia ocupacional e mudou os rumos dos tratamentos psiquiátricos no Brasil.

“A Nise é uma heroína nacional. Mulher que dedicou sua vida à psiquiatria, implantando novos métodos de tratamento. Ela também ganhou projeção internacional, tendo seu trabalho reconhecido em todo o mundo. Nise rebelou-se contra os métodos manicomiais então aplicados a pacientes com transtornos mentais nos hospícios e desenvolveu um modelo humanizado. Lamentável essa decisão do presidente, dias após esta Casa lhe conceder o título de Cidadão Honorário de Alagoas”, destacou Francisco Tenório.

Uma das terapias desenvolvidas por Nise da Silveira foi a expressão dos sentimentos por meio das artes, especialmente da pintura, mas também da música. A produção artística de alguns pacientes ganhou reconhecimento pela qualidade estética, além de ter demonstrado resultados positivos na recuperação.

Chã Preta
Francisco Tenório fez um apelo ao Governo do Estado para que seja recuperado o acesso à cidade de Chã Preta. “Eu já tinha previsto que isso aconteceria com a chegada das chuvas. Caiu uma barreira e ninguém passa na estrada que liga Chã Preta ate á cidade de Correntes, em Pernambuco. A pista entre Viçosa e Chã Preta também está intransitável, por conta de caçambas que são utilizadas nas obras de construção de outra estrada”, afirmou.