Francisco Tenório parabeniza Chã Preta pela passagem dos 60 anos de emancipação política

por Comunicação/ALE publicado 10/03/2022 12h59, última modificação 10/03/2022 12h59

O deputado Francisco Tenório (PMN) usou a tribuna da Casa nesta quinta-feira, 10, para fazer uma homenagem aos 60 anos de Emancipação Política da sua cidade natal, Chã Preta, a ser comemorado amanhã, 11 de março. O deputado lembrou que a cidade, antes apenas uma vila, depois de ser emancipada passou por grandes dificuldades, mas que hoje respira o desenvolvimento. “Com a minha participação, construímos as melhores escolas da região; está lá para quem quiser ver. Conquistamos também a construção de unidades básicas de saúde e a pavimentação asfáltica de toda a cidade”, afirmou o deputado.

Tenório lembrou que os moradores de Chã Preta tinham grande dificuldade de deslocamento para outros municípios, inclusive para o vizinho Estado de Pernambuco. “Hoje, com recursos que destinei por meio de emendas parlamentares, quando ainda era deputado federal, está sendo concluída a pista asfáltica que liga Chã Preta à cidade de Correntes, em Pernambuco, facilitando também a locomoção dos moradores do município de Santana do Mundaú”, destacou.

O deputado parabenizou todos os seus conterrâneos e lamentou não haver uma programação cultural. "Em Chã Preto nos temos o reisado, a chegança, o pastoril e a cavalhada feminina. Fico triste porque não há nenhuma programação festiva para comemorar o dia 11 de março. Todos os anos se celebrava, junto com a emancipação política, a Semana da Cultura”, lamentou.

Por fim, Francisco Tenório lembrou que Chã Preta é a terra do professor Pedro Teixeira, um dos maiores folcloristas do Brasil, e lamentou a falta de atrações culturais na cidade. “Mesmo reconhecendo que passamos por uma pandemia, entendo que as programações culturais deveriam existir. Apesar disso, fica aqui minha satisfação pela independência de Chã Preta. Parabenizo todos os munícipes pelos 60 anos de emancipação política”, concluiu.