Francisco Tenório requer pavimentação da Estrada do Feijão

por Comunicação/ALE publicado 12/04/2023 15h48, última modificação 12/04/2023 15h48

Com 18 deputados presentes na sessão desta quarta-feira, 12, o plenário da Casa discutiu e votou 20 matérias, dentre elas, a indicação nº 120/2023, de autoria do deputado Francisco Tenório (PP), que pede ao Governo do Estado e à Secretaria da Infraestrutura para que empreendam esforços no sentindo de promover a pavimentação asfáltica da via conhecida como "Estrada do Feijão", que liga o povoado de Piau à cidade de Inhapi. A matéria foi aprovada por unanimidade.

“Essa pavimentação será um grande vetor de integração do Sertão alagoano, isso porque vai facilitar o trânsito e o escoamento da produção agrícola. Atualmente os ribeirinhos do Canal do Sertão enfrentam grandes dificuldades para levar seus produtos para comercialização, devido aos longos percursos de estrada de chão em péssimas condições de uso”, afirma Francisco Tenório.

Matérias aprovadas em turno único:

Indicação nº 29/2023, de autoria do deputado Delegado Leonam (União Brasil), solicitando ao Governo do Estado e à Secretaria de Educação que promovam, no âmbito da rede estadual de ensino, a Olimpíada Estadual de Informática.

Indicação nº 30/2023, de autoria do deputado Delegado Leonam (União Brasil), solicitando ao Governo do Estado e à Secretaria da Segurança Pública que providenciem a aquisição de veículos blindados e renovação do armamento dos órgãos de segurança pública do Estado.

Indicação nº 89/2023, de autoria da deputada Cibele Moura (MDB), solicitando ao Governo do Estado e à Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude a elaboração de um edital de incentivo para que as empresas patrocinem atletas e federações do esporte amador.

Indicação nº 90/2023, de autoria da deputada Cibele Moura (MDB), solicitando ao Governo do Estado e à Secretaria da Mulher e Direitos Humanos a capacitação, em empreendedorismo feminino, para as mulheres socioeconomicamente vulneráveis do Conjunto Dubeaux Leão, em Maceió.

Indicação nº 116/2023, de autoria do deputado Dudu Ronalsa (MDB), solicitando ao Governo do Estado, ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) e ao Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER/AL) a instalação de placas de sinalização e a devida iluminação da rodovia AL-101 Sul, no trecho entre a ponte Divaldo Suruagy e acesso à Barra de São Miguel.

Indicação nº 117/2023, de autoria do deputado Alexandre Ayres (MDB), solicitando ao Governo do Estado e à Secretaria de Prevenção à Violência a expansão do Programa Ronda do Bairro para a cidade de Marechal Deodoro.

Indicação nº 118/2023, de autoria do deputado Alexandre Ayres (MDB), solicitando ao Governo do Estado e ao Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER/AL) a poda da vegetação às margens da estrada que liga as cidades de Atalaia e Quebrangulo.

Indicação nº 123/2023, de autoria do deputado Dudu Ronalsa (PP), solicitando ao Governo do Estado e à Secretaria de Infraestrutura a revitalização do Papódromo - Santuário da Misericórdia de Maceió, situado no bairro do Vergel do Lago.

Indicação nº 124/2023, de autoria do deputado Dudu Ronalsa (PP), solicitando ao Governo do Estado e à Secretaria de Educação autorização para uso do espaço físico do Ginásio do Sesi para a comemoração dos 25 anos de episcopado do arcebispo de Maceió Dom Antônio Muniz.

Matérias discutidas em 2º turno:

Projeto de lei ordinária nº 39/2023, de autoria do deputado Delegado Leonam (União Brasil), que institui o Dia Estadual da Adoção Animal no âmbito de Alagoas.

Projeto de lei ordinária nº 98/2023, de autoria do deputado Delegado Leonam (União Brasil), que dispõe sobre a criação do Dia do Motorista de Aplicativo.

Projeto de lei ordinária nº 205/2023, de autoria do deputado Cabo Bebeto (PL), que considera de utilidade pública a Associação de Caçadores, Atiradores e Colecionadores de Alagoas.

Projeto de lei ordinária nº 207/2023, de autoria do deputado Doutor Wanderley (MDB), que concede o Título de Cidadão Honorário ao doutor Fábio Biscegli Jatene.

Projeto de lei ordinária nº 994/2022, de autoria da deputada Fátima Canuto (MDB), que considera de utilidade pública a Cooperativa dos Médicos da Santa Casa de Maceió.

Projeto de lei ordinária nº 1035/2023, de autoria da deputada Fátima Canuto (MDB), que considera patrimônio cultural imaterial do Estado de Alagoas o "Boi do Canário" do município de Pilar.

Matérias discutidas em turno único:

Requerimento nº 84/2023, de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT), solicitando a realização de uma sessão especial para discutir sobre a revogação ou reforma do Novo Ensino Médio: A nova grade curricular e os investimentos na educação pública.

Requerimento nº 111/2023, de autoria do deputado Bruno Toledo (MDB), solicitando a realização de duas sessões especiais, uma destinada aos estudantes e outra para os profissionais da educação, para promover um debate sobre os impactos do Novo Ensino Médio.