Francisco Tenório volta a criticar proposta que proíbe o trabalho dos carroceiros

por Comunicação/ALE publicado 01/07/2021 12h39, última modificação 01/07/2021 12h39

A proposta de uma lei de iniciativa popular proibindo a circulação de carroças com tração animal em Maceió, sob o pretexto de evitar maus-tratos aos animais, voltou a ser alvo de críticas por parte do deputado Francisco Tenório (PMN) durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 1º de julho. O parlamentar informou que recebeu em seu gabinete uma comissão de carroceiros aflitos com as ações desenvolvidas pelo delegado de Polícia Civil, Leonan Pinheiro, propositor do projeto de lei popular, através de um abaixo-assinado na internet. "Eles apresentaram vários vídeos de pessoas que estão com medo de serem abordadas por ele (Leonan). Em uma das imagens aparece o delegado e outra policial abordando um carroceiro e exigindo determinado comportamento para o qual ele nunca recebeu orientação", conta Tenório.

Diante do ocorrido, o deputado observou que ainda não há lei vigente que regulamente a proibição da carroça com tração animal no Estado. "Veja que situação: hoje não podemos proibir o uso da carroça com tração humana. Tem pessoas puxando carroças e catando papelão, fazendo a limpeza da cidade, e ele agora quer proibir o uso do animal", criticou Francisco Tenório. "Conforme observei pela imprensa, o delegado protocolou um projeto de lei popular na Câmara de Maceió", destacou o parlamentar, chamando a atenção para o fato de que existem cerca de cinco mil carroceiros em Maceió.

"Mais de cinco mil pessoas vivem da carroça, do uso de seu animal, em Maceió", observou Tenório, acrescentando que a capital não pode se livrar desse tipo de atividade. Francisco Tenório reconhece que o delegado Leonan Pinheiro quer, com a proposição, zelar pelo bem-estar do animal, mas, da forma como está agindo, acabará provocando o que ele quer combater. "Primeiro o ser humano  ficará desempregado, depois o animal será deixado de lado. É um tema que tem que servir para debater o bom-trato do animal e a assistência do Estado e Município para com o carroceiro, no sentido de orientá-lo de como cuidar do animal", argumentou o parlamentar.