Frente parlamentar irá defender direitos dos agentes comunitários de saúde

por Comunicação/ALE publicado 12/03/2024 18h40, última modificação 12/03/2024 18h40

A sessão legislativa desta terça-feira, 12, foi marcada pela apresentação de um requerimento de autoria do deputado Delegado Leonam (União Brasil) e assinado por diversos parlamentares criando uma Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias no Estado de Alagoas.

Leonam informou que a inciativa para apresentar tal proposição surgiu após receber um grupo de profissionais da área. Segundo o parlamentar, a criação da Frente Parlamentar nasce da compreensão do papel fundamental desenvolvido pelos agentes no tecido social de nossas comunidades, especialmente nas mais vulneráveis. “Esses agentes são a primeira linha de defesa da saúde pública, atuando diretamente no combate a endemias e na promoção de práticas saudáveis, além de serem essenciais para o monitoramento e controle de doenças transmissíveis”, afirmou.

Leonam agradeceu aos deputados que assinaram o requerimento e disse que a constituição desta Frente Parlamentar é uma medida crucial para assegurar que esses profissionais recebam o apoio necessário para realizar seu trabalho com eficácia, dignidade e segurança. “Além de promover a valorização e o reconhecimento desses agentes, a Frente Parlamentar proposta buscará fomentar políticas públicas que garantam melhores nas condições de trabalho, capacitação contínua e adequação de recursos”, concluiu.

Os deputados Fernando Pereira (PP), Gabi Gonçalves (PP), Rose Davino (PP) e Ricardo Nezinho (MDB), que assinaram o requerimento, destacaram a importância dos profissionais que trabalham para a melhoria dos indicadores de saúde. “Tive o prazer de me juntar com o deputado Leonam nessa luta e integrar essa frente em defesa destes importantes profissionais”, disse Gabi. “Muito feliz em fazer parte dessa Frente Parlamentar, que favorece os agentes comunitários. Acompanhei a história desses profissionais desde o início e sei da luta que eles enfrentam”, afirmou Rose Davino.

“Vamos buscar uma ponte com os nossos deputados federais para juntos defendermos os interesses dessa classe tão importante para Alagoas”, afirmou Fernando Pereira. “Arapiraca tem 99% de cobertura do Programa Saúde da Família e isso implica dizer que os agentes são personagens fundamentais para a saúde dos municípios”, destacou Ricardo Nezinho.