Gabi Gonçalves volta a criticar falta d'água na Região Metropolitana de Maceió

por Comunicação/ALE publicado 03/05/2023 16h40, última modificação 03/05/2023 16h40

Recorrente no plenário da Casa, a questão da falta de água na Região Metropolitana de Maceió voltou a ser tema de discussão durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 3. Desta vez, o assunto foi abordado pela deputada Gabi Gonçalves (PP), tendo em vista que sua cidade de origem, Rio Largo, foi manchete nos principais veículos de comunicação do Estado após protesto de moradores, na tarde de ontem, pela falta de abastecimento d’água. Ela criticou a privatização da Casal e a má prestação dos serviços da BRK Ambiental. “Esse é um assunto urgente e essencial à vida humana. Ontem viramos manchete. Na terceira cidade do Estado de Alagoas, os moradores protestam contra a falta de água e bloqueiam um trecho da BR-104”, disse a parlamentar, indignada.

“Nós que acompanhamos e fiscalizamos essa empresa, vemos o descaso dela com o nosso povo. Uma tarifa absurda para água que não existe, para um esgotamento sanitário que, infelizmente, não tem a universalização do serviço”, criticou Gabi Gonçalves, informando que solicitou esclarecimentos à BRK sobre a precária prestação de serviços no município de Rio Largo e como resposta a empresa informou que o plano de investimentos para a cidade está previsto para cinco anos. “Cinco anos sem água, sem esgoto. Até quando a gente vai esperar?”, questiona a deputada.

Gabi Gonçalves reforçou dizendo que um dos principais objetivos de seu mandato é dar vez e voz aos que mais precisam. “É uma triste realidade dos 13 municípios que compõem a Região Metropolitana, mas tenho esperança de que esses silenciados serão ouvidos, que esse problema - onde as pessoas têm que buscar baldes d'água - será resolvido”, asseverou Gabi Gonçalves. Na sequência, a deputada criticou o leilão que privatizou a Casal. “Um leilão no qual as pessoas perderam sua dignidade, porque água é vida e quem precisa de água tem pressa”, observou.

Em aparte, o deputado Inácio Loiola (PDT) se associou a fala da colega de plenário e lembrou que foi uma das vozes no Parlamento alagoano contrárias a privatização da Casal. "Tanto aqui, com a BRK, quanto na região sertaneja, com a Águas do Sertão, o serviço não tem correspondido à expectativa dos seus usuários. Eles não estão preocupados com o social, mas em fornecer água àqueles que dão lucros exorbitantes”, avaliou o parlamentar.