Galba Novaes defende criação de piso salarial para profissionais da Enfermagem

por Comunicação/ALE publicado 20/04/2021 13h00, última modificação 20/04/2021 13h12

O deputado Galba Novaes (MDB) usou a tribuna da Casa nesta terça-feira, 20, para solicitar aos senadores alagoano que aprovem o projeto de lei nº 2564/2020, que institui o piso salarial nacional dos Enfermeiros (as), Técnicos (as), Auxiliares de Enfermagem e Parteiras. De acordo com o projeto, o piso salarial nacional para os enfermeiros será de R$ 7.315,00 mensais, e os técnicos de enfermagem receberão 70% deste valor. Já os auxiliares de enfermagem e parteiras passarão a receber 50% do salário dos enfermeiros. De acordo com Galba, a jornada máxima de trabalho para essas categorias será de 6 horas diárias e 30 horas semanais, podendo ser ampliada com o correspondente acréscimo salarial.  

"A pandemia da Covid-19 mostrou para toda a sociedade a importância da enfermagem. Eles têm trabalhado até a exaustão para salvar vidas e merecem dignidade salarial. Além disso, a definição da jornada de trabalho possibilitará a realização de um serviço de qualidade, uma vez que os profissionais não serão sobrecarregados, preservando assim suas condições físicas e emocionais", destacou deputado. 

Indicações
Também em seu pronunciamento, Galba Novaes fez questão de citar a indicação nº 859/2021, de sua autoria, que solicita ao Governo do Estado e à Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude a reforma e a modernização do campo de futebol do povoado Barra Itiúba, zona rural no município de Porto Real do Colégio. “Também apresentei ao orçamento uma emenda impositiva com recursos destinados a Colônia de Pescadores daquela cidade, presidida pelo vereador Leaudo da Pesca, que vem fazendo um grande trabalho na região”, disse. 

Galba também destacou a indicação nº 863/2021, solicitando a construção de uma barragem no município de Colônia Leopoldina. “Um pedido feito pelo prefeito Manuilson e que atende a necessidade da população, que vem sofrendo com a escassez de água”, afirmou o parlamentar. Por fim, o deputado falou sobre a indicação nº 862/2021, sugerindo ao Governo do Estado e à Secretaria de Saúde a destinação de custeio para a Secretaria Municipal de Saúde de Anadia. “Solicitamos um aporte de R$ 1,2 milhão para investimento no custeio da Saúde. Todos sabem que em Anadia existe um grande hospital, há alguns anos municipalizado. Com esses recursos, o prefeito Celino Rocha, que vem fazendo um trabalho revolucionário, poderá potencializar o trabalho do equipamento de saúde”, disse.