Gilvan Barros Filho pede solução para problema de abastecimento d'água em Piaçabuçu

por Comunicação/ALE publicado 07/06/2022 12h01, última modificação 07/06/2022 12h01

O deputado Gilvan Barros Filho (MDB) usou a palavra na manhã desta terça-feira, 7, para criticar e solicitar da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) uma solução para os problemas de abastecimento de água no município de Piaçabuçu. Por conta das chuvas que atingiram Alagoas, o nível do rio São Francisco subiu e prejudicou o abastecimento na cidade.

"A Casal precisa reestabelecer o fornecimento em Piaçabuçu", clamou Barros Filho, que falou ainda sobre a cobrança do serviço. "Como cobrar algo que não está sendo ofertado?", perguntou o deputado, pedindo que seja suspensa as taxas de cobrança no município.

Em aparte, o deputado Yvan Beltrão (MDB) e a deputada Jó Pereira (PSDB) reforçaram que os problemas de abastecimento são históricos na região. O deputado Inácio Loiola (MDB) complementou, ao contextualizar que a degradação do rio São Francisco piora a qualidade da água. Já o deputado Ronaldo Medeiros (PT) lembrou que a Agência Reguladora de Serviços Públicos de Alagoas (Arsal) multou a BRK Ambiental e suspendeu tarifas enquanto a parte alta de Maceió sofria com desabastecimento de água.

Finalmente, o deputado Dudu Ronalsa (MDB) informou que em encontro com o prefeito Djalma e representantes da Casal, na manhã de hoje foi iniciada a instalação de uma bomba de água em Piaçabuçu. Ronalsa disse ainda que, segundo Laura Petri, vice-presidente Operacional, o reparo não pode ter sido feito anteriormente por casa das fortes chuvas. E que além da qualidade da água, a Companhia de Água vai discutir a suspensão das tarifas.