Gilvan Barros Filho será o representante da Assembleia no conselho da Emater

por Comunicação/ALE publicado 01/03/2016 15h15, última modificação 01/03/2016 15h15

O deputado estadual Gilvan Barros Filho (PSDB) será o representante da Assembleia Legislativa no Conselho de Gestão do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater Alagoas). A posse aconteceu na segunda-feira, 29, em solenidade na sede do órgão. Além do representante da Assembleia, os outros membros do colegiado também foram empossados no evento.

O deputado disse acreditar no potencial do conselho para ajudar no crescimento da Emater e, consequentemente, da agricultura no Estado.“Me coloco à disposição para levar as propostas que surgirão dentro desse conselho à Casa Tavares Bastos. Uma das minhas lutas é fazer com que o agronegócio supere o déficit em Alagoas e que o Estado passe a apresentar bons resultado. É interessante ver a Emater disposta e com boas intenções para ouvir a sociedade e dar a ela o retorno esperado”, disse.

Após a posse dos novos conselheiros, foi analisado e validado o regimento interno do Conselho e também o regimento interno da Emater Alagoas. Uma reunião, em caráter extraordinário, está marcada para o dia 15 de março para dar continuidade às discussões e possíveis alterações nos regimentos.

Para o diretor-presidente da Emater, Carlos Dias, o Conselho Gestor tem a importância de viabilizar e orientar as discussões para que o órgão estatal cumpra seus objetivos. “Quem administra recursos, trabalha com convênios, com patrimônio e pessoal, tem que ter o conselho gestor. No nosso caso a responsabilidade do conselho é definir os rumos que a Emater deve seguir para se tornar cada dia mais uma entidade forte e que cumpra seu papel”, explica.

Fazem parte do órgão colegiado: Assembleia Legislativa, Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Federação da Agricultura Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Alagoas (Fetag-AL), Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri-AL), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur-AL) e Sindicato dos Trabalhadores da Extensão Rural em Alagoas (Sindagro-AL), além da própria Emater-AL.