Gilvan Barros Filho solicita abertura de poço artesiano no povoado Engenho Canto Preto

por Comunicação/ALE publicado 04/05/2023 16h24, última modificação 04/05/2023 16h24

O plenário da Casa apreciou e deliberou sobre 20 processos constantes na pauta da ordem do dia da sessão ordinária desta quinta-feira, 4. Com destaque para a indicação nº 203/2023, de iniciativa do deputado Gilvan Barros Filho (MDB), na qual faz apelo ao Governo do Estado e às secretarias de Agricultura (Seagri), de Recursos Hídricos (Semarh) e da Infraestrutura (Seinfra), no sentido de que reúnam todos os esforços possíveis para promover a abertura de um poço artesiano na localidade do Engenho Canto Preto, no município de Colônia Leopoldina, visando amenizar o sofrimento do povo daquela região, ocasionado pela falta de água, principalmente, para consumo humano.

Colônia Leopoldina é um município com cerca de 25 mil habitantes, localizado no Vale do Rio Jacuípe, bem próximo a Serra do Teixeira. Como atrativo turístico, Colônia Leopoldina conta com a Serra da Catita, com sua cachoeira e, logo abaixo dela, a antiga Ponte da Catita, construída no período de 1919 a 1922, pelo então governador Dr. José F. da Silva, segunoa relata a história. Embora tenha um clima tropical chuvoso e verão seco, o problema da falta de água, em razão das prolongadas estiagens, tem sido uma constante na vida de sua população, principalmente na localidade denominada Engenho Canto Preto. “Mesmo com a existência de um vasto lençol de água subterrâneo, segundo seus moradores, que pode, de forma providencial, minimizar o sofrimento dos habitantes daquela comunidade e das redondezas com a abertura de um poço artesiano”, observa na proposta o deputado Gilvan Barros.

Acompanhe abaixo os demais processos apreciados durante a plenária de hoje:

Matérias votadas em 2º turno:

Projeto de lei ordinária nº 06/2023, de autoria do deputado Delegado Leonam (União Brasil), que dispõe sobre a instituição do Dia Estadual do Médico Veterinário.

Projeto de lei ordinária nº 250/2023, de autoria da deputada Fátima Canuto (MDB), que cria o programa "Censo Estadual de Pessoas em Situação de Rua".

Projeto de lei ordinária nº 807/2022, de autoria da deputada Fátima Canuto (MDB), que institui março como o mês de conscientização e prevenção do câncer colorretal, denominado "Março Azul-Marinho".

Projeto de lei ordinária nº 688/2021, de autoria do deputado Ricardo Nezinho (MDB), que dispõe sobre as finalidades e as diretrizes da Política Estadual da Pessoa Idosa.

Matérias votadas em turno único:

Requerimento nº 85/2023, de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT), solicitando a realização de sessão especial para discutir sobre ''Agricultura Familiar e o Desenvolvimento Social do Campo''.

Requerimento nº 112/2023, de autoria do deputado Delegado Leonam (União Brasil), solicitando Moção de Aplausos aos bombeiros militares da Força Tarefa de Salvamento e ao Comando de Aviação do Estado de Alagoas.

Requerimento nº 113/2023, de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT), solicitando a realização de sessão especial para debater sobre "O novo estatuto do trabalho e a promoção dos direitos sociais dos trabalhadores".

Requerimento nº 127/2023, de autoria do deputado Fernando Pereira (PP), solicitando Moção de Aplausos para o Corpo de Bombeiros Militar, pelo trabalho digno, rápido e eficiente na prestação de socorro de um jovem que caiu do 3º andar de um prédio.

Requerimento nº 128/2023, de autoria do deputado Bruno Toledo (MDB), solicitando a realização de sessão solene em homenagem ao ex-deputado Tarcísio de Jesus.

Matérias discutidas em turno único:

- Veto parcial ao projeto de lei ordinária nº 764/2021 que autoriza o Poder Executivo a criar uma central de empregos para pessoas portadoras de deficiência.

Indicação nº 96/2023, de autoria da deputada Cibele Moura (MDB), solicitando ao Governo do Estado e à Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos a capacitação, em empreendedorismo feminino, para as mulheres socioeconomicamente vulneráveis da cidade de São Miguel dos Campos.

Indicação nº 133/2023, de autoria do deputado Dudu Ronalsa (MDB), solicitando ao Governo do Estado e à Secretaria de Prevenção à Violência a implantação do programa Ronda do Bairro, no Canaã, em Maceió.

Indicação nº 139/2023, de autoria do deputado Cabo Bebeto (PL), solicitando ao Governo do Estado e à Secretaria de Segurança Pública a adesão do Estado ao Projeto Bolsa-Formação. 

Indicação nº 141/2023, de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT), solicitando ao Governo do Estado a realização de obras de asfaltamento e pavimentação no povoado Espigão, na cidade de Penedo.

Indicação nº 145/2023, de autoria da deputado Alexandre Ayres (MDB), solicitando ao Governo do Estado e à Secretaria do Transporte e Desenvolvimento Urbano a construção de uma passarela e a implantação de faixa cicloviária na rodovia AL-101 Sul.

Indicação nº 179/2023, de autoria da deputada Fátima Canuto (MDB), solicitando ao Governo do Estado, à Secretaria do Transporte e Desenvolvimento Urbano e ao Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER/AL) a realização do serviço de capinação e limpeza nas margens das rodovias AL-210 e AL-110.

Indicação nº 186/2023, de autoria do deputado Antonio Albuquerque (Republicanos), solicitando ao Governo do Estado e à Secretaria Extraordinária da Primeira Infância a construção de uma creche na cidade de Messias.