Gilvan Barros Filho solicita recapeamento asfáltico na região da Ceasa

por Comunicação/ALE publicado 18/11/2021 13h40, última modificação 23/11/2021 12h43

Com 17 deputados presentes na sessão desta quinta-feira, 18, o plenário da Casa aprovou e discutiu 20 matérias, dentre elas a indicação nº 1204/2021, de autoria do deputado Gilvan Barros Filho (PSD), que solicita ao governo do Estado o recapeamento asfáltico de toda área interna da Central de Abastecimento de Alagoas (Ceasa). A proposição foi discutida em turno único. O deputado afirmou que a obra irá possibilitar maior segurança aos motoristas e aos comerciantes. “Vai permitir um tráfego mais eficiente, evitando assim riscos de acidentes”, destacou.

A Ceasa é responsável por comercializar e distribuir grande parte dos hortifrutis nos mercados alagoanos. Pequenos e grandes produtores passam por lá para apresentar seus produtos, com embarques e desembarques de mercadorias e grande movimentação desde as primeiras horas da madrugada, envolvendo dezenas de pessoas. Caminhoneiros chegam diariamente de várias partes do Nordeste. Além de frutas e verduras, há o desembarque de cereais de diversas localidades.     

Matérias votadas em turno único:

Veto parcial ao projeto de lei ordinária nº 382/2020, de autoria do deputado Inácio Loiola (PDT), dispondo sobre a definição de Sala de Estado Maior, conforme disposto na lei federal nº 8.906/1994, no âmbito do Estado de Alagoas.

Veto parcial ao projeto de lei ordinária nº 783/2021, de autoria do deputado Inácio Loiola (PDT), dispondo sobre diretrizes de distribuição de vacinas contra a Covid-19 e prevenção de desvios.

Matérias votadas em 2º turno:

Projeto de lei ordinária nº 33/2019, de autoria da deputada Fátima Canuto (PSC), dispondo sobre a obrigatoriedade de os estabelecimentos públicos e privados do Estado inserirem nas placas de atendimento prioritário o símbolo mundial do autismo.

Projeto de lei ordinária nº 720/2021, de autoria do Poder Executivo, autorizando o Governo do Estado a abrir, ao orçamento vigente, crédito suplementar em favor do Ministério Público do Estado.

Matérias votadas em 1º turno:

Projeto de resolução nº 83/2021, de autoria do deputado Jairzinho Lira (PRTB), concedendo a Comenda do Mérito Legislativo Tavares Bastos, post morten, ao matemático Miguel Maurício da Rocha.

Projeto de resolução nº 84/2021, de autoria do deputado Sílvio Camelo (PV), concedendo a Comenda Nise da Silveira ao médico Ricardo César Cavalcanti.

Projeto de resolução nº 86/2021, de autoria do deputado Davi Davino Filho (PP), concedendo a Comenda Dr. Hélvio Auto à equipe multidisciplinar de enfrentamento à Covid-19 do Hospital da Mulher.

Projeto de lei ordinária nº 676/2021, de autoria do deputado Galba Novaes (MDB), denominando de "Rodovia Prefeito Linduval Cícero" o trecho que liga os municípios de Taquarana a Belém.

Projeto de lei ordinária nº 656/2021, de autoria do deputado Ricardo Nezinho (MDB), denominando de "Rodovia Cacilda Damasceno Freitas" a AL-499, que liga os municípios de Palestina e Pão de Açúcar.

Projeto de lei ordinária nº 702/2021, de autoria do deputado Dudu Ronalsa (PSDB), concedendo o Título de Cidadão Honorário do Estado de Alagoas ao sr. Renato Lima de Oliveira.

Matérias votadas em turno único:

Indicação nº 1200/2021, de autoria da deputada Fátima Canuto (PSC), solicitando ao Governo do Estado a apresentação de projeto de lei que institui o CRIA e regulamenta as Casas de Abrigo no Estado de Alagoas para as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

Indicação nº 1201/2021, de autoria da deputada Fátima Canuto (PSC), solicitando ao Governo do Estado e à Secretaria de Segurança Pública a criação de ferramentas que façam o monitoramento e adoção de medidas para combater a importunação sexual no transporte rodoviário coletivo no Estado de Alagoas.

Matérias discutidas em 1º turno:

Projeto de lei ordinária nº 589/2021, de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (MDB), incluindo no calendário oficial de eventos do Estado de Alagoas o "Dia Estadual da Cultura Alagoana".

Projeto de lei ordinária nº 659/2021, de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (MDB), incluindo no calendário oficial de eventos do Estado de Alagoas o "Dia Estadual do Reggae".

Projeto de lei ordinária nº 684/2021, de autoria do deputado Inácio Loiola (PDT), denominando "Flávio Almeida da Silva" a escola de ensino fundamental e médio, em tempo integral, Unex II em Piranhas.

Projeto de lei ordinária nº 695/2021, de autoria do deputado Antonio Albuquerque (PTB), considerando de utilidade pública estadual a Associação dos Produtores Rurais de Anadia.

Projeto de lei ordinária nº 699/2021, de autoria do deputado Cabo Bebeto (PTC), concedendo o título de cidadão honorário do Estado de Alagoas ao excelentíssimo senhor capitão de fragata Wendell Petrocelli de Lima, atual Capitão dos Portos de Alagoas.

Matérias discutidas em turno único:

Indicação nº 1202/2021, de autoria da deputada Ângela Garrote (PP), solicitando ao Governo do Estado e ao Departamento de Estradas e Rodagem de Alagoas (DER/AL) a pavimentação asfáltica da Serra do Cruzeiro, no município de Igaci.

Indicação nº 1203/2021, de autoria da deputada Cibele Moura (PSDB), solicitando ao Governo do Estado e à Secretaria da Saúde a liberação de recursos para  construção de uma Unidade de Pronto Atendimento  entre os municípios de Paripueira e Barra de Santo Antônio.