Governador apresenta Plano de Governo para 2024

por Comunicação/ALE publicado 15/02/2024 19h45, última modificação 15/02/2024 20h02

Na abertura dos trabalhos da 2ª sessão legislativa da 20ª legislatura, o governador Paulo Dantas protocolou na Casa e apresentou ao Parlamento o Plano de Governo para o exercício de 2024. Em seu pronunciamento, o governador destacou a parceria entre os Poderes constituídos e falou das ações executadas pelo Governo do Estado no ano de 2023 nas áreas de Ciência e Tecnologia, Saúde, Educação, Meio Ambiente, Infraestrutura, Segurança e Social. “Estamos trabalhando por uma Alagoas mais justa, mais solidária, mais próspera e cheia de oportunidades, da zona rural de um município do Sertão à capital, do Norte ao Sul, da Zona da Mata ao Litoral. Estou muito orgulhoso de voltar aqui no Parlamento para dizer aos nobres deputados e aos mais de 3 milhões de alagoanos que estamos avançando”, destacou.

Em seu discurso, o governador afirmou que Alagoas, em 2023, de acordo com as projeções oficiais, cresceu 7% do PIB, um dos maiores crescimentos do Brasil e o maior do Nordeste. Ainda no ano passado, segundo o governador, Alagoas foi o segundo Estado do Nordeste que mais gerou empregos e o quinto no País. “Foram criados mais de 23 mil empregos com carteira assinada. Ainda há muito para fazer. Mas aprendi, à frente do Governo de Alagoas, que é preciso valorizar as pequenas e as grandes conquistas. São elas que me motivam a trabalhar arduamente para concretizar todos os nossos objetivos. E o maior deles é garantir a comida na mesa dos alagoanos. E para isso agimos em diversas frentes”.

Paulo Dantas disse que com o Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado de Alagoas (Prodesin), foram beneficiadas quase 30 empresas de diversos ramos como fabricação de móveis, indústria química, fabricação de estruturas metálicas, por exemplo. “Ao mesmo tempo, estamos formando nossos alagoanos para o mercado de trabalho, com iniciativas como a Escola do Turismo, e levando um crédito rápido e fácil por meio do programa Crédito do Trabalhador”, ressaltou. Em Ciência e Tecnologia, segundo o governador, somente em 2023 foram investidos o equivalente a tudo que foi investido nos anos de 2018, 2019, 2020 e 2021. “Em minha gestão, até 2026, vamos atingir a marca histórica de R$ 200 milhões aplicados na área”, comemorou.

Na área de saúde, Paulo Dantas destacou que nesses dois anos, o Governo entregou o Hospital do Coração e o novo Hemoal, além de zerar a fila do cateterismo, ofertando ainda mais de 2 milhões de exames e cirurgias. “Entregamos um ambulatório de oftalmologia, no Hospital Metropolitano, e de tratamento da endometriose, no Hospital da Mulher. Ainda este ano vamos inaugurar o Hospital Regional do Médio Sertão, em Palmeira dos Índios; o Hospital do Idoso, em Maceió; e UPAs em Marechal Deodoro e Coruripe”.

Na educação, além do sucesso do Cartão Escola 10, o governador informou que foram entregues 60 escolas reformadas, inclusive com novas quadras para prática esportiva. “A nossa previsão para este ano é reformar mais 44 unidades. Além disso, já entregamos uma escola indígena e vamos entregar mais 5 escolas para os povos originários. Aumentamos para R$ 150 o valor do Cartão Escola 10 para estudantes do ensino em tempo integral. Esse programa foi responsável por ampliar em 30% o número de matrículas na rede estadual, ou seja, mesmo no período pós-pandemia, mais de 40 mil alunos que estavam fora da sala de aula voltaram a estudar”, disse.

Paulo Dantas também destacou as ações na área da segurança pública, afirmando que o Carnaval em Alagoas teve os melhores números da história. “Reduzimos a violência em 2022 e em 2023. Seguimos acumulando recordes de melhores meses da série histórica e mantendo os índices de criminalidade em patamares mais baixos das últimas duas décadas. Nomeamos quase 2.000 homens e mulheres para essas áreas, fizemos concurso para delegado da Polícia Civil, inauguramos 15 Centros Integrados de Segurança Pública (CISPs), um CISP tipo 3 no Trapiche e uma nova Central de Flagrantes, no Tabuleiro do Martins”, relatou.

O governador comemorou as parcerias para conclusão do 5º trecho do Canal do Sertão, do Hospital Metropolitano do Agreste e do Arco Metropolitano, com a duplicação das BRs 316 e 424, no polo industrial de Marechal Deodoro. “Em Maceió foram mais de 50 grotas revitalizadas pelo Vida Nova nas Grotas e mais 13 serão inauguradas este ano. Entregamos a Creche CRIA da Grota do Cigano e os novos alunos já estão matriculados”. Paulo Dantas encerrou seu discurso reforçando o lema de sua gestão: Trabalho e Coração. “Trabalho para desenvolver Alagoas e Coração para cuidar das pessoas! Até porque sabemos que todo trabalho feito com o coração dá certo. Que Deus abençoe a todos e vamos ao trabalho, que o trabalho não pode parar”, concluiu.